N. 44 | 29 de maio de 2013

N. 44 | 29 de maio de 2013

ACCOUNTABILITY

Termo de língua inglesa sem tradução exata para a língua portuguesa refere-se à responsabilidade, ao controle, à transparência, à prestação de contas e outras ações da administração pública e privada quanto ao uso dos recursos. Pode ser dividida em accountability vertical, onde os cidadãos atuam como agentes fiscalizadores dos representantes legais; e accountability horizontal que consiste na fiscalização mútua entre os poderes ou entre os órgãos, através de tribunais de contas e/ou controladorias gerais. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Investigando portais de governo eletrônico de estados no Brasil: muita tecnologia, pouca democracia

Pinho, José Antonio Gomes de

● Accountability e desenvolvimento humano pós Lei de Responsabilidade Fiscal: um estudo dos municípios do Estado da Bahia

Oliveira, Nilma Reis de

● A construção da política de governo eletrônico na Bahia e análise do grau de maturidade de sítios de secretarias de governo

Menezes, Graziela Arakawa Freire de

● Construindo a accountability em portais eletrônicos de câmaras municipais: um estudo de caso em Santa Catarina

Raupp, Fabiano Maury

Pinho, José Antonio Gomes de

● Accountability: já podemos traduzi-la para o português?

Pinho, José Antonio Gomes

Sacramento, Ana Rita Silva

ESTEROIDES ANABOLIZANTES

Esteroides androgênicos anabólicos, ou apenas anabolizantes como são comumente conhecidos, são hormônios sintéticos produzidos através da testosterona. Costumam ser utilizados para usos clínicos com o fim de tratar disfunções hormonais ou desgaste muscular, além de ser utilizado por questões estéticas para o aumento da massa muscular. O uso excessivo de anabolizantes sem a prescrição médica pode causar efeitos colaterais como queda de cabelo, aumento de acnes, comportamento agressivo e aumento da pressão arterial. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Culto ao corpo e uso de anabolizantes entre praticantes de musculação

Iriart, Jorge Alberto Bernstein

Chaves, José Carlos

Orleans, Roberto Ghignone de

● Musculação, uso de esteróides anabolizantes e percepção de risco entre jovens fisiculturistas de um bairro popular de Salvador, Bahia, Brasil

Iriart, Jorge Alberto Bernstein

Andrade, Tarcísio Matos de

● Determinação do perfil demográfico, físico e biológico de usuários de esteroides anabólico-androgênicos praticantes de musculação

Assemany, Faez Sobral

● Steroids and flavonoids of Porcelia macrocarpa

Chaves, Mariana H.

Roque, Nidia F.

Ayres, Mariane C. Costa

● Treatment of fibrocystic disease of the breast with gestrinone, a new trienic synthetic steroid with anti-estrogen, anti-progesterone properties

Coutinho, E.M.

Azadian-Boulanger, G.

MEMÓRIA

Capacidade de adquirir, armazenar e recuperar ideias, imagens e conhecimentos. Função cerebral superior, a memória focaliza coisas específicas e exige grande quantidade de energia mental. É uma faculdade mental extremamente relacionada à aprendizagem, sendo a base do conhecimento. Assim, deve ser trabalhada e estimulada. Dentre os tipos de memórias estão: a memória imediata, que dura de frações a poucos segundos; a memória  de curto prazo, que dura alguns minutos ou horas; e a memória de longo prazo, com duração de dias, meses e anos. RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Baú de memórias: representações de ludicidade de professores de educação infantil

Cardoso, Marilete Calegari

● Etnicidade e memória entre quilombolas em Irará- Bahia

Santos, Jucélia Bispo dos

● Cognição coreográfica: investigações sobre a habilidade da memória do movimento

● Histórias de leitura, trajetórias de vida: um olhar reflexivo sobre memórias leitoras quilombolas

Coutinho, Ilmara Valois Bacelar Figueiredo

● Rememoráveis: uma poética visual sobre a ausência e o imaginário

Campos, Luiz Claudio Ferreira

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Santos e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, estudantes de arquivologia e estagiárias do Repositório Institucional. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.