N. 461 | Janeiro de 2024

Educação

Prática social e direito fundamental que visa ao desenvolvimento das potencialidades, habilidades e competências humanas. Não se restringe à escola e abrange processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Escola no/do campo em Amargosa/BA: trabalho, organização do espaço agrário e desenvolvimento territorial em disputa

Lomanto Neto, Raul

Uso do laboratório de mecânica dos solos e materiais de construção na promoção da interdisciplinaridade no ensino de conceitos científicos

Boldrim, Marcos Hortolani

Nossa redação, nossa identidade: oficina ENEM para povos indígenas

Carvalho, Daniel Navarro do Nascimento; Fernandes, Felipe Bruno Martins; Santos, Hênio da Silva

Literatura Brasileira

Com mais de 500 anos de história, a literatura brasileira é dividida em escolas 12 literárias. Na segunda metade do século XVIII, uma ascenção de autores comprometidos com as causas políticas nacionais proporcionou o nascimento de uma literatura brasileira menos influenciada pelo cânone lusitano.

"Um Brasil para os brasileiros": o projeto intelectual de Carolina Maria de Jesus

Marques, Matheus Augusto de Santana

Duas irmãs: literatura, cinema e relações de gênero no espaço familiar

Vieira, Eliana Sales

Afetividade e ancestralidade: ensaio crítico-literário sobre o amor negro na poesia de Cidinha da Silva e Gonesa Gonçalves

Queiroz, Louise Cristina dos Santos

Softwares

Sequência de instruções escritas para serem interpretadas por um computador para a execução de tarefas específicas. Pode ser definido também como os programas, dados e instruções que comandam o funcionamento de um computador, smartphone, tablet, etc.

Understanding practices and challenges of developing sustainable research software: a pilot interview.

Feitosa, Daniela; von Flach, Christina; Costa, Joenio

Um modelo para avaliar a eficácia do uso de projetos FLOSS no ensino de Engenharia de Software: uma proposta baseada em análise de conteúdo.

Oliveira, Erinaldo Santos

Design de interação em desenvolvimento distribuído de software: práticas, desafios, recomendações e lacunas de pesquisa.

Alves, Daniel Domingos