N. 46 | 11 de junho de 2013

N. 46 | 11 de junho de 2013

TURISMO

Consiste nas atividades realizadas por pessoas durante sua permanência em locais distintos dos que vivem. Em geral, a atividade turística tem a finalidade de lazer, embora também exista o turismo em função de negócios, tratamento médico, estudos entre outros. Ao longo das décadas, o turismo tornou-se um dos setores econômicos que mais cresce no mundo. No Brasil, a Embratur é o órgão responsável pela execução da Política Nacional de Turismo no que diz respeito à promoção, marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos no mercado internacional. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● A importância do turismo de proximidade: uma análise aplicada ao caso baiano

Barreto, George Melo

● Turismo rural cooperativo abrindo a porteira para a sustentabilidade

Barbosa, Andréa Rodrigues

● A sustentabilidade do turismo em cabo verde: uma Análise histórica e conceitual do processo de Desenvolvimento turístico do arquipélago

Monteiro, Adilson Claudino Pereira

● O paraíso terreal não é cá, é lá: o turismo sexual em Salvador/BA

Gabrielli, Cassiana

● A “invisibilidade” de crianças e adolescentes no contexto do turismo sexual em Salvador

Marquez, Aniele da Silva

TEOLOGIA

Termo originário do grego, onde “theos” significa “Deus” e “logos” refere-se a “estudo”, a teologia é o estudo e análise das questões referentes ao conhecimento da divindade e de suas relações com os homens. Na teologia, as religiões são abordadas em contextos históricos específicos, sendo também observada a interferência que exercem sobre os processos antropológicos e sociológicos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● O Instituto Bíblico Batista do Nordeste e a construção da identidade batista em Feira de Santana (1960-1990)

Trabuco, Zózimo Antônio Passos

● Estudo de gênero na disciplina ensino religioso em escolas confessionais de Salvador

Oliveira, Elizabete de

● O mito cristão na literatura: olhares sobre Jesus em romances brasileiros

Góes, Andréa Beatriz Hack de

● Movimento Baixa do Marotinho: a luta pela moradia em Salvador (1974-1976)

Lima, Gisele Oliveira de

● “É dando que se recebe”: a Igreja Universal do Reino de Deus e o negócio da fé em Moçambique

Gaspar, Dowyvan Gabriel

MENINGITE

Infecção causada por vírus, bactérias ou fungos nas meninges, acometendo o sistema nervoso. A meningite viral é o tipo mais comum da doença e os seus sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. Na maioria dos casos, os principais sintomas são febre alta, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele. Os meios básicos para prevenção da doença são lavar as mãos frequentemente; lavar e desinfetar as frutas e verduras antes do consumo; limpar os reservatórios de água de abastecimento com solução clorada; e a vacinação. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Estudo do perfil dos exames de líquor,com diagnostico de meningite, em um hospital de referência de Salvador

Souza, Marcos Oliveira de

● Prevalência de sequelas auditivas pós meningite piogênica em crianças

Silva, Luzia Poliana Anjos da

Queirós, Fernanda Costa de

Guimarães, Camila Vila Nova de Freitas

Santos, Débora Patrícia Medeiros

Lima, Isabela Barreiros Pinheiro

Pereira, Maria Cecília Castello Silva

Lucena, Rita de Cássia Saldanha de

● Meningites bacterianas e condições de vida

Souza, Shirley Fonseca de

Costa, Maria da Conceição Nascimento

Paim, Jairnilson Silva

Natividade, Marcio Santos da

Pereira, Susan Martins

Andrade, Alcina Marta de Souza

Teixeira, Maria Glória

● Pesquisa de enterovírus em casos de síndrome de meningite asséptica de Belém, PA

Lamarã, Letícia Martins

Gomes, Maria de Lourdes Contente

Ferreira, Lauze Lee Alves

Fonseca, Cleide Mara

Araújo, Lia C.B.

Santana, Marquete B.

Tavares-Neto, José

● Haemophilus influenzae type b vaccination: long-term protection

Carvalho, Cristiana Maria Costa Nascimento de

Andrade, Ana Lúcia S. Sgambatti de

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, estudantes de arquivologia e estagiárias do Repositório Institucional. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.