N. 47 | 18 de junho de 2013

N. 47 | 18 de junho de 2013

FUTEBOL

Considerado uma das práticas esportivas mais populares do mundo, o futebol originou-se na Inglaterra por volta do século XIX, período no qual foram adicionadas as regras de base adotadas até hoje. Conta com uma grande torcida no mundo tudo vinculada aos diversos clubes que possuem está modalidade desportiva. O principal evento competitivo é a Copa do Mundo que ocorre a cada quatro anos, sendo o Brasil a sede do campeonato que acontecerá em 2014 e no momento transcorre a Copa das Confederações, sendo Salvador uma das Cidades-Sede. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Ba-Vi: da assistência à torcida: a metamorfose nas páginas esportivas

Leandro, Paulo Roberto

● Determinantes para as diferenças de desempenho esportivo e financeiro entre os clubes de futebol do Nordeste e Sudeste brasileiro: uma análise do Esporte Clube Bahia e do São Paulo Futebol Clube de 2002 a 2008

Ramos, Vitor Silvany

● Futebol, nação e o homem brasileiro: O “complexo de vira-latas” de Nelson Rodrigues

Pinho, José Antonio Gomes

● Teatro x futebol: por uma dramaturgia do espetáculo futebolístico

Amorim, Adriana Silva

● A estrutura organizacional do futebol profissional no Brasil e o Clube dos 13: análise comparativa entre os modelos de organização do futebol brasileiro, europeu e das ligas nos EUA

Santos Neto, Antônio Alberto Matheus dos

PERIODONTITE

Doença originada do processo inflamatório e infeccioso que acomete as gengivas (gengivite). Sem os cuidados necessários a gengivite evolui para a periodontite, acometendo todos os tecidos ao redor do dente responsáveis pela sua sustentação.

Promove reabsorção óssea, retração da gengiva e mobilidade ou perda dos dentes. Os principais sintomas são: mau hálito, gengivas avermelhadas, sensíveis, que sangram com facilidade; alteração no paladar e dentes aparentemente mais longos. Dependendo da gravidade, o tratamento pode objetivar  desde o controle da inflamação até a realização de procedimentos cirúrgicos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Doença periodontal e infarto agudo do miocardio

Coelho, Julita Maria Freitas

● A influência das alterações endócrinas e do estresse durante o ciclo menstrual sobre o periodonto

Oliveira, Luciana Koser

Oliveira, Luciana Mattos Barros

● Análise da prevalência de alterações bucais em pacientes com doença falciforme

Passos, Cristina Pinho

● Uso de produtos naturais como coadjuvante no tratamento da doença periodontal

Juiz, Paulo J. L.

Alves, Reinaldo J. C.

Barros, Tânia F.

● Interação biológica entre doença periodontal e hiperglicemia não diabética materna para a ocorrência do baixo peso ao nascer

Lopes, Laíra Sá

FESTAS RELIGIOSAS

Comemorações culturais onde são festejados publicamente acontecimentos, personalidades, fatos ou mistérios relacionados às convicções religiosas de um grupo social. Exprimem cultura e tradição dos povos, reafirmando laços sociais e fortalecendo a pertença de cada pessoa ao grupo que comunga das mesmas religiões. Dentre as festas religiosas celebradas no Brasil, sobretudo na região Nordeste, está a Festa Junina, realizada em homenagem aos santos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro. Caracteriza-se como uma festa em que os aspectos profanos e sagrados apresentam-se interligados. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● A festa do maior São João do mundo: dimensões culturais da festa junina na cidade de Campina Grande

Nóbrega, Zulmira

● Da zona rural ao centro urbano: a espetacularização dos festejos juninos e suas dimensões culturais como sinônimo de desenvolvimento local através do turismo sazonal no municipio de Ubaíra

● Mouros e cristãos: cenas de um folguedo popular da cidade de Prado-Bahia

Dumas, Alexandra Gouvêa

● Festas e Procissões Reais na Bahia Colonial: séculos XVII e XVIII

Mendes, Ediana Ferreira

● A queimada da palhinha no Vale do Itamboatá: a permanencia de uma prática do catolicismo popular na região metropolitana de Salvador

Silveira, Mônica Maria de Souza

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla  Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.