N. 48 | 26 de junho de 2013

N. 48 | 26 de junho de 2013

PATRIMÔNIO CULTURAL
Conjunto de bens considerados de interesse relevante para a identidade cultural de uma sociedade. Podem ser de natureza material, formado por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua origem, dividindo-se em: bens imóveis - núcleos urbanos, sítios arqueológicos - e móveis - acervos arquivísticos, fotográficos; ou de natureza imaterial, relacionados aos saberes, habilidades e crenças, incluindo-se nesta categoria, obras literárias, música, folclore, linguagem e costumes. O Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) é o organismo responsável pela proteção e coordenação do processo de valorização do Patrimônio Cultural Brasileiro. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● A técnica do pau-a-pique: subsídios para a sua preservação
Olender, Mônica Cristina Henriques Leite

● Diversidade cultural, patrimônio cultural material e cultura popular: a Unesco e a construção de um universalismo global
Alves, Elder Patrick Maia

● Políticas culturais para as cidades
Rubim, Antonio Albino Canelas
Rocha, Renata

● Patrimônio e turismo cultural: problemas e perspectivas nos centros históricos de João Pessoa e Salvador
Rocha, Fernanda Daniela Chaves

● Patrimônio cultural urbano: espetáculo contemporâneo?
Jacques, Paola Berenstein

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL (AVC)
Também conhecido como derrame cerebral, o Acidente Vascular Cerebral (AVC) consiste na ruptura ou entupimento dos vasos sanguíneos e tem ocorrida cada vez mais em pessoas ainda jovens.  Divide-se em hemorrágicos e isquêmicos. Alguns dos principais fatores de risco que podem ocasionar o AVC dizem respeito à genética, idade, qualidade de vida, hipertensão arterial, diabetes e dislipidemias. Uma das principais formas de prevenção é evitar o fumo, fazer atividades físicas com regularidade e alimentação saudável. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Características Clínicas e Fatores de Riscos em pacientes jovens com AVC
Amorim, Daniele Meneses de

● Complicações neurológicas em anemia falciforme: avaliação neuropsicológica do desenvolvimento com o NEPSY
Nunest, Samantha
Miranda, Denise L.
Reis, Aline T.
Gramacho, Alice Maria S.
Lucena, Rita
Argollo, Nayara

● Cuidados domiciliares ao idoso que sofreu Acidente Vascular Cerebral
Pedreira, Larissa Chaves
Lopes, Regina Lúcia Mendonça

● Situações que mimetizam AVC: uma revisão de literatura
Oliveira, Bruno Raone Leão de

● Cerebral Infarction in Autopsies of Chagasic Patients with Heart Failure
Aras, Roque
Matta, Jose Alberto M
Mota, Gildo de Oliveira
Gomes, Irênio
Melo, Ailton

TOXICOMANIA – DIA DO COMBATE AS DROGAS
Derivado dos termos gregos toxikon (veneno) e mania (loucura), a toxicomania refere-se ao indivíduo dependente de substâncias químicas e tóxicas. Pode ser considerado como um problema de saúde pública, social e de segurança, podendo interferir diretamente nas relações interpessoais. Como sintomas mais comuns observa-se o desejo ilimitado pelo consumo da droga, além de em alguns casos apresentar comportamentos agressivos ou depressivos. Visando estimular o debate em torno da temática, instituiu-se o dia 26 de junho como o Dia Internacional do Combate às Drogas. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Toxicomanias: incidências clínicas e socioantropológicas
Nery Filho, Antonio

● Práticas institucionais com usuários de drogas e o acesso à construção de processos simbólicos
Almeida, Alba Riva Brito de
Trad, Leny Alves Bomfim

● Consumir e ser consumido, eis a questão! configurações entre usuários de drogas numa cultura de consumo
Junior, Wilton Valença da Silva

● As drogas na contemporaneidade: Perspectivas clínicas e culturais
Nery Filho, Antonio
MacRae, Edward
Tavares, Luiz Alberto
Nuñez, Maria Eugênia
Rêgo, Marlize

● Uso de substâncias psicoativas entre estudantes de Medicina de Salvador (BA)
Lemos, Kleuber Moreira
Neves, Nedy Maria Branco Cerqueira
Kuwano, André Yoichi
Tedesqui, Gustavo
Bitencourt, Almir Galvão Vieira
Neves, Flávia Branco Cerqueira Serra
Guimarães, Andréia Nunes
Rebello, Andrea
Bacellar, Fernanda
Lima, Mônica Motta

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Santos e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, estudantes de Arquivologia e estagiárias do Repositório Institucional. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.