N. 49 | 01 de julho de 2013

N. 49 | 01 de julho de 2013

PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA

Programa voltado para a reorientação do modelo assistencial, operacionalizado mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde, em determinada comunidade. A s equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias, em espaço geográfico delimitado e incluem ações de promoção à saúde, prevenção e reabilitação de doenças, e manutenção da saúde da comunidade. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Avaliação da cobertura da atenção básica à saúde em Salvador, Bahia, Brasil (2000 a 2007)

Cardoso, Marcelle de Oliveira

Vieira-da-Silva, Ligia Maria

● Violência Doméstica Contra a Mulher: Representações Sociais de Profissionais na Estratégia de Saúde da Família

Silva Filho, Claudio Claudino

● Organização da atenção domiciliar ao portador de patologias crônicas: análise de experiências de equipes de Saúde da Família do município de Aracaju

Tavares, Raquel dos Reis

● Avaliação para a melhoria da qualidade da estratégia Saúde da Família: um estudo de caso com foco na utilização dos resultados

Fonseca, Ana Carla Freitas

● A programação da atenção básica na prática das equipes de saúde da família

Cruz, Denise Nogueira

INDEPENDÊNCIA DA BAHIA

Movimento separatista que ocorreu na Bahia no século de XIX e visava a independência definitiva do Brasil do seu antigo colonizador, Portugal. Durante o movimento, batalhas ocorreram em diversas partes do Estado, em especial no Recôncavo Baiano. Batalhas essas que foram fundamentais para a emancipação do país, tendo em vista que, a derrota para os portugueses acarretaria na reconquista de outros estados brasileiros. No dia 2 de julho de 1823, com a entrada das tropas brasileiras em Salvador, e com grande participação de populares, a cidade tornou-se um campo de batalha, entretanto consolidou o fim da ocupação portuguesa no Brasil, sendo comemorada neste dia a independência da Bahia. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Ação da Bahia na obra da independência nacional

Amaral, Braz do

● Independência ou morte em Salvador: o cotidiano da capital da Bahia no contexto do processo de independência brasileiro (1821-1823)

Silva, Marcelo Renato Siquara

● Entre adesões e rupturas: projetos e identidades políticas na Bahia (1808-1824)

Ribeiro, Elisa de Moura

● Sabinos e diversos: emergências políticas e projetos de poder na revolta baiana de 1837

Leite, Douglas Guimarães

CROMATOGRAFIA

Empregado primeiramente em 1903 por um botânico, o termo cromatografia constitui um método físico-químico que utiliza diversas técnicas para a separação de substâncias em uma mistura. Divide-se em duas fases, a móvel e a estacionária. A cromatografia pode ser utilizada para a identificação de compostos, para a purificação dos mesmos bem como para a separação dos componentes de uma mistura. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● Investigação de metais, metaloides, halogênios e isoflavonas em amostras de soja e derivados

Barbosa, José Tiago Pereira

● Distribution and sources of polycyclic aromatic hydrocarbons in the aquatic environment: a multivariate analysis

Celino, Joil José

Corseuil, Henry Xavier

Fernandes, Marilda

Garcia, Karina Santos

● Caracterização de íons majoritários presentes no material particulado atmosférico do entorno da Baía de Todos os Santos-BA

Silva, José Domingos Santos da

● Contaminação de águas subterrâneas por BTEX na bacia do Rio Lucaia, Salvador, Bahia

Bezerra, Paula Gimenez

● Desenvolvimento e validação de método analítico para determinação de interferentes endócrinos: aplicação em amostras da água da Baía de Todos os Santos, Bahia

Lisboa Filho, Normando da Silva

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Santos e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, estudanteS de Arquivologia e estagiária do Repositório Institucional. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.