N. 60 | 17 de setembro de 2013
O seu trabalho pode ser divulgado na próxima edição do Alerta! Deposite-o no RI UFBA.
N. 60 | 17 de setembro de 2013
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
ETNOCENOLOGIA
Termo que se refere à observação da diversidade das formas humanas de espetáculo, como os teatros, danças, circos, músicas em cena, performances, ritos, entre outros. Atenta para o aspecto global dessas manifestações, incluindo suas dimensões físicas, espirituais, emocionais e cognitivas, procurando evitar os preconceitos e hábitos de pesquisa nocivos aos objetos estudados nesta área. Seu objetivo é estudar essas formas remetendo às práticas e aos conceitos correntes nas culturas e civilizações em que são produzidas. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
- Todo coco um dia vira kenga"- Etnocenologia, performance e transformismo no carnaval Potiguar
INDÚSTRIA
Refere-se a um tipo de atividade econômica que visa à transformação da matéria-prima em bens e mercadorias comercializáveis. Seu surgimento ocorreu durante o século XVIII, com a Revolução industrial, favorecendo para o aumento da produção, barateamento e estímulo do consumo. As indústrias dividem-se em três grandes grupos: as indústrias de base ou pesada, que são responsáveis pela transformação de matérias-primas brutas em matérias-primas processadas; indústria de bens intermediários, produzindo máquinas e equipamentos que devem ser utilizados nas indústrias de bens de consumo; e indústria de bens de consumo, encarregada pela produção de bens voltados para o mercado consumidor. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Moreira, Aroldo de Albuquerque Mello
DEFICIÊNCIA
Termo utilizado para caracterizar ausência ou disfunção de uma estrutura psíquica, anatômica ou fisiológica. O termo “deficiente” gera algumas divergências, as quais estudiosos ressaltam a carga negativa e depreciativa que este confere ao indivíduo. Outros, entretanto, consideram que a rejeição do termo por si só caracteriza um preconceito de estigmatização contra a condição atual do indivíduo. A pessoa com deficiência necessita de atendimento especializado e do apoio da sociedade e do governo, seja para fins terapêuticos, seja para aprender a conviver com a deficiência. Na tentativa de buscar reflexões e divulgar as lutas por inclusão social, foi instituído 21 de setembro o Dia Nacional de Luta das Pessoas Deficientes. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Oliveira, João Danilo Batista de
Teixeira, Ana Carolina Bezerra
Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (EDUFBA) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Keyla Santos, Daniele Monteiro Bezerra de Menezes e Vítor Gabriel dos Santos (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional).O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (EDUFBA). A divulgação está a cargo de Daniele Marques Lima (estagiária da EDUFBA).