N. 4 | 31 de julho de 2012

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

TEATRO BAIANO

A origem do teatro na Bahia remonta ao século XVI, quando os primeiros jesuítas, em nome da Igreja Católica, chegaram àquela que seria a primeira capital do Brasil – Salvador. Um dos recursos utilizados pelos jesuítas para cumprir seus objetivos eram as encenações, surgindo assim os primeiros indícios de uma forma ainda rudimentar de teatro. Somente no século XVII é que aparecem as primeiras casas de espetáculo. A história do teatro baiano está vinculada também à Escola de Teatro da UFBA fundada em 1956, com a missão de formar atores e diretores de teatro, sob a direção de Martim Gonçalves. No RI-UFBA você encontra uma variedade de trabalhos acadêmicos relativos ao tema, entre os quais:

OBESIDADE

A ingestão de quantidades de gordura superiores a que o organismo consegue queimar gera o que se denomina de obesidade. Quando não controlada ela tem como consequência, doenças tais como: pressão alta, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer. São vários os fatores responsáveis pela ocorrência de obesidade, alguns deles nem sequer presentes na alimentação, mas em fatores genéticos, ambientais, psicológicos, dentre outros. O número de crianças e adolescentes que sofrem de obesidade tem crescido a cada ano, consequência da alimentação inadequado, rica em gorduras, carboidratos, e a ausência de atividade física. O consumo de menos calorias e o aumento da prática de esportes são as formas mais simples de tratamento, conduzindo, desta forma, para uma vida saudável. No RI-UFBA você encontra uma variedade de trabalhos acadêmicos relativos ao tema, entre os quais:

LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LÍNGUAS

Um dos principais campos da Linguística Aplicada (LA) refere-se ao ensino de línguas estrangeiras. O primeiro curso desta disciplina surgiu na Universidade de Michigan em 1946 e representava uma abordagem científica do ensino de línguas estrangeiras.  A LA tem como objeto de estudo a linguagem como prática social – atualmente não só em relação às línguas estrangeiras, mas também no contexto de aprendizagem da língua materna ou em outros contextos em que se aborde o uso da linguagem. No RI-UFBA você encontra uma variedade de trabalhos acadêmicos relativos ao tema, entre os quais:

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI), e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Jaqueline Bispo e Keyla Sousa Santos, a primeira estudante de Biblioteconomia e a segunda de Arquivologia, ambas bolsistas do Programa Permanecer. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.