N. 71 | 03 de dezembro de 2013
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
NUMISMÁTICA
Estudo essencialmente científico das moedas e medalhas. O termo vem do grego clássico νόμισμα − nomisma, através do latim numisma, moeda. Atualmente, a numismática vem sendo empregada como sinônimo do colecionismo de moedas, inclusos também nessa categoria os objetos monetiformes (com aparência de moeda), como medalhas e pesos monetários. O numismata é capaz de analisar as moedas por diferentes métodos, em busca de informações. É necessário conhecimentos em história, simbologia, geografia, economia e epigrafia, por exemplo, para um estudo apurado. O Dia do Numismata é comemorado em 1 de dezembro. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Demanda por moeda no Brasil no período de 1996 a 2008: uma estimação em séries temporais
● Bancos comunitários de desenvolvimento e moedas sociais como uma nova forma de relação financeira
● A influência da oferta de bens semipúblicos na demanda por moeda: uma análise em cross-country
● Informação em meio eletrônico nas relações de Troca: a moeda sofisticada
IMIGRAÇÃO
Movimento de entrada com ânimo permanente ou temporário e com intenção de trabalho e/ou residência de pessoas ou populações de um país para outro. Em geral, ocorre por motivos pessoais ou por busca de melhores condições de vida e trabalho, ou ainda, para fugir de perseguições políticas ou religiosas. Essas perseguições foram as principais causas dos movimentos migratórios que ocorreram na Europa e na Ásia rumo às Américas no século XIX e início do século XX. Governos de países que querem aumentar o tamanho ou qualificação de sua população, como Canadá e Austrália, incentivam o movimento migratório. Dia 1 de dezembro é o Dia do Imigrante. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Os galegos na transformação do mercado de trabalho em Salvador
● Deutschtum na Bahia: a trajetória dos imigrantes alemães em Salvador
● Processo migratório e saúde mental: rupturas e continuidade na vida cotidiana
● Políticas culturais e migrações
SAMBA
Gênero musical de origem africana criado no Brasil no período colonial. Nasceu na Bahia, no século XIX, mas foi no Rio de Janeiro que criou raízes e se desenvolveu. O samba é tocado com instrumentos de percussão (tambores, surdos, timbau, entre outros) e acompanhado por violão e cavaquinho. Geralmente, as letras de sambas contam a vida e o cotidiano de quem mora nas cidades, com destaque para as populações pobres. Com o passar dos anos, o samba teve suas derivações, sendo elas: samba-enredo, samba de partido alto, pagode, entre outros. É considerado uma das principais manifestações culturais populares brasileiras. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Carmo, Raiana Alves Maciel Leal do
● O Grupo da Baixa de Quintas: uma visão do samba urbano de Salvador
● Viola nos sambas do Recôncavo Baiano
Lima, Cassio Leonardo Nobre de Souza
Alerta circula semanalmente, às terças-feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Bernardo Machado, Évila Santana Mota (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional). O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). A divulgação está a cargo de Daniele Marques Lima (estagiária da Edufba).