N. 5 | 07 de agosto de 2012

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

DANÇA

Considerada uma das principais artes cênicas, a dança surgiu na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas. As danças coletivas, realizadas em grupos, surgiram no Egito, através dos rituais religiosos, em que a pessoas agradeciam ou realizavam pedidos de sol e chuva aos deuses. Acontecimentos como nascimentos e cura de enfermos também eram motivações para dança. O Dia Internacional da Dança foi instituído pela UNESCO, em 1982, e é comemorado em 29 de abril. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

DOENÇA DE CHAGAS

Causada pelo protozoário parasita Trypanosoma cruzi e transmitida pelo inseto da subfamília triatominae, conhecido popularmente como barbeiro. Este inseto de hábito noturno se alimenta, exclusivamente, do sangue de animais vertebrados. Vive, sobretudo, em frestas de casas de pau a pique. Ao sugar o sangue de um animal com a doença, passa a carregar consigo o protozoário. Ao se alimentar novamente, desta vez de uma pessoa saudável, geralmente na região do rosto, ele pode transmitir a ela o parasita. A origem do nome é em homenagem a Carlos Chagas, pesquisador do Instituto Osvaldo Cruz que primeiro descreveu a doença. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

ESTUDOS DE DEMOCRACIA

Democracia vem da palavra grega “demos” que significa povo. É a forma de governo, na qual o povo detém o poder soberano e a responsabilidade cívica que são exercidos por todos os cidadãos diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos. O estudo de democracia é realizado em várias áreas do conhecimento tendo como foco o elo de aproximação entre a esfera do Estado e a sociedade civil. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI), e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Jaqueline Bispo e Keyla Sousa Santos, a primeira estudante de Biblioteconomia e a segunda de Arquivologia, ambas bolsistas do Programa Permanecer. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.