N. 78 | 21 de janeiro de 2014

COMPOSITOR

Profissional que escreve música. O termo é mais comumente usado para se referir a alguém que utiliza um sistema de notação musical (uma partitura, por exemplo) que permite que outros músicos executem sua música. Há casos em que o sistema de notação não é utilizado e, nesse caso, o termo “compositor” pode se referir ao criador original da música.  No dia 15 de janeiro é comemorado o Dia do Compositor. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● A música dos pianistas de Salvador: sete compositores e suas práticas musicais

Silva, Saulo Gama

● Grupo de compositores da Bahia (1966-1974): desenvolvimento e identidade

Oliveira, Paula

● As peças para piano de Altino Pimenta

Queiroz, Rômulo Mota de

● Laboratório de composição para clarineta solo: uma experiência entre intérprete e estudantes de composição

Araújo, João Paulo de

● Manuel Tranquillino Bastos: um estudo de duas obras para clarineta

Santos Filho, Juvino Alves dos

CONSTITUIÇÃO

Conjunto de normas do governo. Tem como objetivo primordial estruturar e delimitar o poder político do Estado e garantir direitos fundamentais para a população. A constituição é elaborada pelo poder denominado constituinte originário, e nos países democráticos é exercido por uma Assembleia Constituinte. O Brasil passou por oito diferentes constituições, cada uma trazendo suas reformas de acordo com o regime de governos adotado. A última delas, de 1988, foi promulgada pelo governo de José Sarney, trazendo a restituição dos direitos da população. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● A hierarquização dos princípios da ordem econômica na Constituição Brasileira de 1988

Oliveira Filho, João Glicério de

● Ofensa reflexa a Constituição: críticas e propostas de solução para jurisprudência autodefensiva do Supremo Tribunal Federal brasileiro

Hirsch, Fábio Periandro de Almeida

● Interpretação constitucional e transconstitucionalismo: perspectivas sistêmicas

Vieira, Gustavo Adolfo Menezes

● Direito dos índios e constituição: os princípios da autonomia e da tutela proteção

Freitas, Rodrigo Bastos de

● A carta que elas escreveram: a participação das mulheres no processo de elaboração da Constituição Federal de 1988

Silva, Salete Maria da

FARMACÊUTICO

Profissional da área de saúde que tem conhecimento no desenvolvimento, produção e manipulação de fármacos e medicamentos. Dentre suas atividades estão: pesquisar e preparar medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal; examinar e testar substâncias e princípios ativos que entram na composição; e observar reações provocadas no organismo. O farmacêutico ainda registra novos medicamentos, distribui, comercializa e verifica se chegam ao consumidor dentro das normas sanitárias. Trabalham em farmácias, laboratórios de análises clínicas, hospitais e indústrias de medicamentos e produtos estéticos. Dia 20 de janeiro comemora-se o Dia do Farmacêutico. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

● O exercício farmacêutico na Bahia da segunda metade do século XIX

Costa, Ediná Alves

● Estrutura de mercado e o varejo farmacêutico de Belo Horizonte

Ferrari, Danielle Braga Valaci Pontes

● Do boticário ao farmacêutico: o ensino de Farmácia na Bahia de 1815 a 1949

Diez del Corral, Florentina Santos

● Inovações tecnológicas e organizacionais e expansão do segmento varejista de farmácias

Oliveira Filho, Waldélio Almeida de

● Aspectos dos processos de prescrição e dispensação de medicamentos na percepção do paciente: estudo de base populacional em Fortaleza, Ceará, Brasil

Arrais, Paulo Sérgio Dourado
Barreto, Maurício Lima
Coelho, Helena Lutéscia Luna

Alerta circula semanalmente, às terças-feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Bernardo Machado, Évila Santana Mota (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional). O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). A divulgação está a cargo de Daniele Marques Lima (estagiária da Edufba).