N. 79 | 28 de janeiro de 2014
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
PORTO
É uma área, protegida das ondas e correntes, localizada à beira de um oceano, lago, mar ou rio, destinada ao atracamento de barcos e navios. Possui ainda pessoal e serviços necessários ao carregamento e descarregamento de cargas e estoques, dos mais variados tipos, e, em alguns casos, terminais especialmente desenvolvidos para acomodação de passageiros. Os portos de Santos, Salvador e Rio de janeiro são portos marítimos por estarem à beira mar; já os de Lisboa, Manaus e Belém são portos fluviais, por estarem à beira de um rio. Há ainda as marinas, que são portos pequenos, destinados à recreação. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Análise da regulação tarifária no Porto de Salvador
Silveira, André Ricardo Santos
● Esboço de análise da modernização e privatização do sistema portuário brasileiro
Quintero, Herbert Gunter Herold
● Agenda ambiental portuária: análise e estudo de caso do porto de Salvador
MUSEU
De acordo com o International Council of Museums (Conselho Internacional de Museus) é "uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade". Os museus tiveram sua origem no hábito humano de colecionar coisas. O homem, desde a Antiguidade, coleciona objetos, atribuindo-lhes valor, seja material, cultural ou afetivo, justificando essa necessidade de preservação ao longo do tempo. Alguns dos museus mais famosos do mundo são o Musée du Louvre, em Paris; o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque; e o Tate Modern, em Londres. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● O Museu do Estado da Bahia, entre ideais e realidades (1918 a 1959)
Silva, Simone Trindade Vicente da
● Marepe: memória, devaneio e cotidiano na arte contemporânea da Bahia
Costa, Roaleno Ribeiro Amâncio
● O “Brasil Colonial” e a exposição do mundo português de 1940
Nascimento, Rosana Andrade Dias do
● A fotografia artística na Bahia e sua inserção nos salões oficiais de arte
Fath, Telma Cristina Damasceno Silva
CARTA
Tipo de correspondência que contém uma forma de comunicação escrita. É, por muitas vezes, constituída por algumas folhas de papel, fechadas em um envelope, que é selado e enviado ao destinatário da mensagem através dos serviços dos correios. Os tipos das cartas são: pessoal ou familiar, comercial, reclamação e circular. Atualmente, mesmo sendo substituída pelo correio eletrônico (e-mail), ainda há pessoas que utilizam a carta para se comunicar. No RI/ UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Carta para Nina-resenha poética sobre uma jornada de cura e criatividade
Alerta circula semanalmente, às terças-feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Bernardo Machado, Évila Santana Mota (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional). O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). A divulgação está a cargo de Daniele Marques Lima (estagiária da Edufba).