N. 84 | 11 de março de 2014
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
ATIVIDADE FÍSICA
A atividade física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que requer gasto de energia. Sua prática, frequente e regular, promove benefícios, como redução dos riscos de doenças, melhora da coordenação motora, proteção dos ossos e das articulações e o controla o peso. A inatividade física foi identificada como o fator de risco para a quarta maior mortalidade global considerada a causa principal de diabetes e cânceres. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Padrões de atividade física em diferentes domínios e ausência de diabetes em adultos
Pitanga, Francisco José Gondim
Pitanga, Cristiano Penas Seara
Almeida, Luiz Alberto Luz de
Freitas, Marcela Mota
Beck, Carmem Cristina
Costa, Priscila Ribas de Farias
Silva, Cácio Costa da
Alves, Crésio de Aragão Dantas
● Impacto da atividade física e esportes sobre o crescimento e puberdade de crianças e adolescentes
Alves, Crésio de Aragão Dantas
Lima, Renata Villas Boas
● Associação entre atividade física no tempo livre e pressão arterial em adultos
Pitanga, Francisco José Gondim
Lessa, Ines
POLÍTICA CULTURAL
A política cultural consiste em projetos, programas e ações desenvolvidas pelo poder público, ONG’s e empresas privadas com o fim de melhorar a qualidade de vida da sociedade por meio de atividades culturais, artísticas, sociais e recreativas, buscando a democratização da cultura. No Brasil, o Incentivo Fiscal - Renúncia Fiscal, mecanismo do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), tem sido um das formas de estimulo para a iniciativa privada investir no setor cultural. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Políticas culturais no governo Lula
● Teorias e políticas da cultura: visões multidisciplinares
● O território nas políticas culturais para as cidades
● Cultura e desenvolvimento: perspectivas políticas e econômicas
Barbalho, Alexandre
Calabre, Lia
Miguez, Paulo
Rocha, Renata
ETNOGRAFIA
A Etnografia foi utilizada de forma experimental no início do século XX. Constitui um método de pesquisa específico da Antropologia que visa realizar estudos e registros de determinados grupos sociais, povos e etnias, suas cultura e características. Este tipo de pesquisa apresenta a prática da observação, descrição e análise das dinâmicas interativas e comunicativas, além de preocupar-se com o ponto de vista dos grupos pesquisados. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Trabalho, Identidade e Processo de Mudança: Etnografia de uma Comunidade do Recôncavo Baiano
● Estudo etnográfico da satisfação do usuário do Programa de Saúde da Família (PFS) na Bahia.
Trad, Leny Alves Bomfim
Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt
Santana, Edyara de Morais
Nunes, Mônica Oliveira
● Ilha de Maré, Salvador/BA: espaço, tempo, territórios e identidades.
Alerta circula semanalmente, às terças-feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Bernardo Machado, Évila Santana Mota (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional). O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). A divulgação está a cargo de Camila Fiuza (estagiária da Edufba).