N. 85 | 18 de março de 2014

FRUTO

Popularmente conhecida como fruta, é a estrutura que protege as sementes nas angiospermas. É derivado dos ovários das flores. Depois da fecundação dos óvulos no interior do ovário, há um crescimento deste, que se dá por ação dos hormônios vegetais. É nessa fase que se iniciam os processos de composição do fruto, que são: estrutura, cores, consistências e sabores. O epicarpo, mesocarpo e endocarpo são as estruturas básicas de todo fruto. São classificados quanto à composição em simples, compostos e infrutescências. Banana, morango, tomate e abacaxi são alguns exemplos de frutos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos, entre os quais:

● Conservação pós-colheita de frutos de goiabeira, variedade paluma

Gonzaga Neto, Luiz
Cristo, Amenaide Silva
Choudhury, Mohammad Menhazuddin

● Genótipos melhorados de mamão (Carica papaya L.): avaliação sensorial e físico-química dos frutos

Santana, Ligia R. R.
Matsuura, Fernando C.A.U.
Cardoso, Ricardo L.

● Avaliação de banana-passa obtida de frutos de diferentes genótipos de bananeira

Jesus, Sandra Cerqueira de
Matsuura, Fernando Cesar Akira Urbano
Folegatti, Marília Ieda da Silveira
Cardoso, Ricardo Luis

● Valor nutricional e energético de espécies vegetais importantes na alimentação do Tambaqui

Silva, Jorge Antonio Moreira da
Pereira Filho, Manoel
Pereira, Maria Inêz de Oliveria

● Caracterização físico-química e química de frutos de genótipos de cajazeiras

Pinto, Wilza da Silveira
Dantas, Ana Cristina Vello Loyola
Fonseca, Antonio Augusto Oliveira
Ledo, Carlos Alberto da Silva
Jesus, Sandra Cerqueira de
Calafange, Perinto Luis Pimentel
Andrade, Elton Monteiro

SONO

Do latim somnu, é um estado ordinário de consciência, complementar ao da vigília (ou estado desperto), em que há repouso normal e periódico. Consiste, tanto no ser humano como nos outros vertebrados, na suspensão temporária da atividade perceptivo-sensorial e motora voluntária. No ser humano o ciclo do sono é formado por cinco estágios, e dura cera de 90 minutos (podendo chegar a 120 minutos). Esse ciclo é repetido durante quatro ou cinco vezes durante o sono. Os fins e os mecanismos do sono ainda não são inteiramente claros para a ciência, mas é tema de intenso interesse e investigação. O período mais longo registrado que uma pessoa passou sem dormir foi de 11 dias. No dia 21 de março é comemorado o Dia Mundial do Sono. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos, entre os quais:

● Correlação entre dessaturação noturna e medidas craniofaciais e antropométricas em crianças e adolescentes com anemia falciforme

Silva, Marcelo Bispo Braz da

● Síndrome da apnéia e hipopnéia obstrutiva do sono: análise cefalométrica

Salles, Cristina
Campos, Paulo Sérgio Flores
Andrade, Nilvano Alves de
Daltro, Carla

● Características de pacientes com síndrome da fibromialgia atendidos em hospital de Salvador-BA, Brasil

Costa, Sérgio Ricardo Matos Rodrigues da
Pedreira Neto, Milton da Silveira
Tavares-Neto, José
Kubiak, Igor
Dourado, Marcela da Silva
Araújo, Aline Correia de
Albuquerque, Lígia Carvalho de
Ribeiro, Paloma Cheab

● Estudantes trabalhadores e queixas de sonolência - uma avaliação da dupla jornada e sobrecarga de trabalho

Araújo Filho, José Bouzas

● Prevalência da apneia obstrutiva do sono em crianças e adolescentes portadores da anemia falciforme

Salles, Cristina
Ramos, Regina Terse Trindade
Daltro, Carla
Barral, Andréa

Marinho, Jamocyr Moura
Matos, Marcos Almeida

ÁGUA

É uma substância química composta de duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio, e é essencial para todas as formas de vidas conhecidas do planeta Terra. É imprescindível fazer o uso consciente da água. Frequentemente associada à sua forma líquida, ela também é encontrada nos estados sólidos (gelo) e gasoso (vapor d'água). A água age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos do corpo humano. O acesso à água potável tem melhorado continuamente e de forma substancial nas últimas décadas, em quase toda parte do mundo. No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos, entre os quais:

● Riscos associados à água destinada ao consumo humano e as vulnerabilidades das populações urbanas

Góis, Luis Henrique Batista

● Desenvolvimento de dispositivo caseiro para dessalinização de água salobra para dessedentação humana

Menezes, Joilma da Silva

● Gestão das perdas de água e energia em sistemas de abastecimento de água da Embasa: um estudo dos fatores intervenientes na RMS

Andrade Sobrinho, Renavan

● Efeito da temperatura e do volume da água sobre o crescimento e desenvolvimento dos girinos de Pleurodema diplolister e Rhinella granulosa (AMPHIBIA, ANURA)

Maciel, Thely Alves

● Aspectos econômicos dos modelos de cobrança da água pelo lançamento de efluentes: a bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul

Pereira, Roberto Maximiano

Alerta circula semanalmente, às terças-feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Bernardo Machado, Évila Santana Mota (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional). O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). A divulgação está a cargo de Camila Fiuza (estagiária da Edufba).