N. 86 | 25 de março de 2014
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
DIAGRAMAÇÃO
Também conhecida como paginação, consiste no ato de diagramar, ou seja, diz respeito à distribuição dos elementos gráficos no espaço limitado de uma página que vai ser impressa ou estará em outros meios, como o digital. É uma das práticas principais dos design gráfico, já que a diagramação é essencialmente design tipográfico. Entre as principais diretrizes da diagramação, destaca-se a hierarquia tipográfica e a legibilidade. A diagramação pode ser aplicada em diversas mídias, como revistas, livros, jornais, cartazes, websites e inclusive na televisão. No dia 28 de fevereiro é comemorado o Dia do Diagramador. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Revistas no cenário da mobilidade: a interface das edições digitais para tablets
● Gabriela, baiana de todas as cores
Caldas, Sônia Regina de Araújo
● Desembaralho da Tipografia Brasileira
Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza
CONSUMIDOR
Pessoa que adquire algum produto ou serviço para seu consumo. O consumidor está amparado por um código de normas e leis e pode defender-se por meios legais, tendo o direito de reclamar diante de várias instituições que o amparam legalmente. Não é considerado consumidor quando uma pessoa compra produtos e serviços para produção de outros produtos ou serviços; é o que ocorre quando alguém compra uma roupa para revender. Os especialistas emmarketing fazem a distinção entre diferentes classes de consumidores, que são: os ativos e inativos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Estudo de indicadores de desempenho da atividade do ombudsman em empresas de serviços
● Lojas de conveniência ou espaço de convivência
● A tomada de decisão do consumidor à luz da economia comportamental: desafios e percalços em economia
NARRADOR
Derivado do latim narro, é aquele que transmite a mensagem da narrativa, quem conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la ao leitor ou ouvinte. Quando um narrador faz parte da história, dizemos que é um narrador em primeira pessoa, quando não faz parte, é um narrador em terceira pessoa. Ao contar uma história, ele desempenha várias funções. Entre elas está a de apresentar os personagens, a sequência dos fatos e descrever o ambiente em que eles se passam. Diz-se que o narrador é o intermediário entre a narrativa e o leitor. Ele coloca o universo ficcional diante dos olhos de quem lê. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● “Neste mundo só ele mandava”: o narrador e narração no “clico do cacau” de Jorge Amado
● Na Teia de Ananse: um griot no teatro e sua trama de narrativas de matriz africana
● Walter Benjamim: o valor da narração e o papel do justo
● Cortázar plural: um passeio pelos espaços ficcional, crítico e pedagógico
Colaço, Fernanda Glória França
Alerta circula semanalmente, às terças-feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Bernardo Machado, Évila Santana Mota (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional). O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). A divulgação está a cargo de Camila Fiuza (estagiária da Edufba).