N. 89 | 15 de abril de 2014
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite:www.ndc.ufba.br.
DIPLOMACIA
É a arte e a prática de conduzir as relações exteriores ou negócios estrangeiros de um determinado Estado ou organização internacional. Normalmente é executada por intermédio de diplomatas de carreira e envolve assuntos de guerra e paz, comércio exterior, coordenação em organizações internacionais, promoção cultural, entre outros. A Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas, de 1961, definiu as relações diplomáticas no plano do direito internacional. No dia 20 de abril é comemorado o Dia do Diplomata. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Milani, Carlos Roberto Sanchez
Laniado, Ruthy Nadia
MONTEIRO LOBATO
Contista, ensaísta, tradutor e escritor brasileiro. Nasceu em 1882, em Taubaté, interior de São Paulo. Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. Ficou conhecido popularmente pelo conjunto educativo de obras infantis, sendo as mais famosas Reinações de Narizinho, Caçadas de Pedrinho e O Sítio do Pica-Pau Amarelo. Fora os livros infantis, esse escritor escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e O Escândalo do Petróleo. Dia 18 de abril é comemorado o dia do Monteiro Lobato. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos, entre os quais:
● As viagens do minotauro: diálogos entre o mito, texto labatiano e sua adaptação televisiva
● Senhor da Linguagem e Invencionices pela Paz: Entrevistando Monteiro Lobato
● Estratégias de encantamento do Sítio do Pica Pau Amarelo: os personagens Narizinho e Pedrinho
● Por um lugar para a literatura infantil /juvenil nos estudos literários
CHOCOLATE
Alimento feito à base na amêndoa fermentada e torrada do cacau. Sua origem vem das civilizações pré-colombianas da América Central. Com o desenvolvimento dos processos industriais e técnicas culinárias, surgiu o chocolate ao leite, em barra, em pó, líquido, em forma de ovo, entre outros. Suas variedades são: amargo, branco e diet. Além de ser consumido puro, é também ingrediente de um grande número de alimentos, por exemplo, bolos, mousses, entre outros. O chocolate passou a ser associado em determinadas festividades, como por exemplo, a Páscoa, sendo utilizado em forma de ovos recheados com brinquedos ou doces. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Santos, Walter N. L. dos
Silva, Erik G. P. da
Fernandes, Marcelo S.
Araujo, Rennan G. O.
Costa, Antônio C. S.
● Improving Chocolate Flavor in Poor-Quality Cocoa Almonds by Enzymatic Treatment
Oliveira, Hilana Salete Silva
Mamede, Maria Eugˆenia Oliveira
Góes Neto, Aristóteles
Koblitz, Maria Gabriela Bello
● Perfil sensorial de pó de cacau (Theobroma cacao L.) alcalinizado
Bispo, Eliete da Silva
Ferreira, Vera Lúcia Pupo
Santana, Ligia Regina Radomille de
Yotsuyanagi, Katumi
Alerta circula semanalmente, às terças-feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Bernardo Machado, Évila Santana Mota (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional). O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). A divulgação está a cargo de Camila Fiuza (estagiária da Edufba).