N. 161 | 6 de Outubro de 2015

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.

 

ACERVO

 

Bancos

Instituições financeiras que se dedicam à gestão de dinheiro. Têm como funções depositar capital em forma de poupança, financiar automóveis e imóveis, trocar moedas internacionais, realizar pagamentos, entre outros. Os bancos obtêm lucros através dos juros e taxas cobradas pelas transações efetuadas por seus clientes. Podem ser: comerciais, de investimento, desenvolvimento, misto, privado ou público. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Uma análise da oferta de crédito no Brasil diante da preferência pela liquidez dos grandes bancos brasileiros (1997 – junho/2008)

Urpia, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz

 

O comércio internacional, a balança comercial do Brasil e plano real: análise entre 1994 e 1998

Sacramento, Osvaldo Sidney Luz

 

Políticas culturais no Nordeste : a experiência do Banco do Nordeste do Brasil S/A

Salgado, Gabriel Melo

 

Uma discussão sobre a regulação, autonomia e eficiência da fiscalização bancária considerando o caso Econômico

Salgado, Emanuel Antonius Pereira

 

Conglomerados nacionais e estado na constituição do capital financeiro no Brasil: uma análise a partir da carteira de ações do BNDES (2002-2010)

Domingos, Flavio José

 

Capoeira Angola

Estilo de capoeira mais próximo ao do período da escravidão. Caracterizada por ser mais lenta, com movimentos furtivos executados perto do solo. Sua música é mais lenta e acompanhada por uma ladainha e uma bateria completa de oito instrumentos, chamada de bateria de Angola. Durante a roda, os participantes não batem palmas. A capoeira Angola diferencia-se da luta regional baiana por possuir maior ênfase com o jogo, a brincadeira e a busca pela ancestralidade, possuindo em regra movimentos mais lentos, rasteiros e lúdicos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Capoeira Angola e dança afro: contribuições para uma política de educação multicultural na Bahia

Conrado, Amélia Vitória de Souza

 

Capoeira angola: identidade e trânsito musical

Diniz, Flávia Cachineski

 

Cultura popular e educação: um estudo sobre a Capoeira Angola

Abib, Pedro Rodolpho Jungers

 

“Nas vortá que o mundo deu, nas vortá que o mundo dá”: capoeira angola: processos de educação não-escolar na comunidade da Gamboa de Baixo

Scaldaferri, Sante Braga Dias

 

Saberes e fazeres na capoeira Angola: a autonomia no jogo de muleekes

Machado, Sara Abreu da Mata

 

Patrimônio imaterial

Categoria do patrimônio cultural que abrange as expressões culturais e as tradições que um grupo de indivíduos preserva em referência à sua ancestralidade para as gerações futuras. A partir do Decreto n. 3551/2000, criou-se o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, viabilizando a proteção dos bens relacionados à identidade e ações de um grupo. São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, festas e danças populares, entre outros. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL: TESOUROS VIVOS DO ESTADO DO CEARA

MUNIZ, ANTONIO WELDER BENEDITO

 

A política de salvaguarda do patrimônio imaterial e os seus impactos no Samba de Roda do recôncavo baiano

Carmo, Raiana Alves Maciel Leal do

 

Patrimônio imaterial: o caso do pãozinho delícia

Campos, Rafaela Evangelista

 

O Espaço Imaterial do Candomblé na Bahia: o quê e como proteger

zambuzzi, Mabel

 

Patrimônio e memória: da imposição de identidades à potencialização de atos coletivo

Santos, Adalberto S.