N. 12 | 25 de setembro de 2012

 

 

 

 

O seu trabalho pode ser divulgado na próxima edição do Alerta! Deposite-o no RI UFBA.

 

N. 12 | 25 de setembro de 2012

 

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, acesse: www.ndc.ufba.br.

 

PRESERVAÇÃO DOCUMENTAL

Preservação documental é uma atividade de administração e gerenciamento, que compreende políticas, procedimentos e processos que são capazes de retardar a deterioração dos materiais e promover o acesso continuado aos acervos. Processos como a conservação têm sido alternativas satisfatórias para a preservação documental. A conservação consiste em ações diretas e indiretas no acervo e no ambiente que o abriga. Dentre as alternativas para a preservação está a reformatação, que objetiva preservar a informação contida no suporte documental, através do uso de tecnologias convencionais ou digitais, como a microfilmagem e a digitalização. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

        

 

BIODIVERSIDADE

Compõe toda a variedade de vida existente no planeta, desde micro-organismos até animais. A biodiversidade garante o equilíbrio do ecossistema e os danos causados comprometem diversas espécies animais e o meio ambiente, além de causar alterações na cadeia alimentar. A ação humana – como o desmatamento e as queimadas – tem sido uma das principais ameaças à biodiversidade. No Brasil, o principal abrigo da biodiversidade se encontra na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

 

DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Conhecidas pela sigla DST essas doenças infecciosas são transmitidas por contato sexual, sem o uso de preservativo (camisinha), com uma pessoa que esteja infectada. Geralmente os sintomas se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas nos órgão genitais, mas podem surgir em outros órgãos bem como causar infertilidade. O método mais eficaz para evitar o risco de transmissão é o uso de preservativos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal). No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

        

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI), e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos, estudante de Arquivologia e bolsistas do Programa Permanecer. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.