N. 171 | 15 de Dezembro de 2015
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
ACERVO
Biomassa
Em geração de energia, o termo “biomassa” abrange os derivados recentes de organismos vivos utilizados como combustíveis ou para a sua produção. Do ponto de vista da ecologia, biomassa é a quantidade total de matéria viva existente em um ecossistema ou numa população animal ou vegetal. Os dois conceitos estão, portanto, interligados, embora sejam diferentes. É utilizada na produção de energia a partir de processos como a combustão de material orgânico produzida e acumulada em um ecossistema. Parte dessa energia acumulada é empregada pelo ecossistema para sua própria manutenção. Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos e é menos poluente que outras formas de energias, como aquela obtida a partir de combustíveis fósseis. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Economia residencial rural de energia no Brasil com enfoque na lenha
Cunha, Silvio
Lustosa, Danilo Machado
Conceição, Nathan Dias
Fascio, Miguel
Magalhães, Vinícius
Efeito da adubação orgânica e altura de resíduo sobre a produção de fitomassa do capim-buffel
Freitas, Poliane Meire Dias de
Santos, Edson Mauro
Ramos, João Paulo de Farias
Bezerra, Higor Fábio Carvalho
Silva, Divan Soares
Silva, Ivandro de França da
Perazzo, Alexandre Fernandes
Pereira, Gildênia Araújo
Cidadania
Condição de pessoa que, como membro de um Estado, se acha no gozo de direitos que lhe permitem participar da vida política, civil e social. Exercer a cidadania é estar em pleno respeito das disposições constitucionais e ter consciência de seus direitos e obrigações, lutando para que sejam colocados em prática. Tais exercícios, entre outros, são: cumprir as leis, votar para escolher governantes, ter direito à saúde, educação e moradia etc. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Jesus, Rita de Cassia Dias Pereira de
O valor da informação na preservação da cidadania numa festa popular
Santos, Ludiara Fernanda Borba dos
Cidadania, participação e juventude: uma análise dos projetos de formação cidadã de ongs da Bahia
Emancipação
Significa o ato de se tornar livre ou independente. O termo é aplicado em muitos contextos, como emancipação da mulher, política, etc., mas é mais comumente usado para a emancipação de menor. Esta é o direito do menor de administrar os seus próprios bens com um ato jurídico que concede a uma pessoa que não tenha atingido a maioridade a capacidade para a prática dos atos da vida civil, sem a tutela dos pais. Na maioria dos países, adolescentes abaixo da idade legal da maioridade podem ser emancipados de alguma forma: através do casamento, autossuficiência econômica, colação de grau ou gravidez. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
A alforria nos termos e limites da lei: O fundo de emancipação na Bahia (1871-1888)
De escrava a cidadã: educação, trabalho e emancipação das trabalhadoras domésticas
Adorno e Horkheimer: a teoria crítica como projeto de emancipação.
Echeverry Zambrano, Claudia Del Pilar