N. 212 | 17 de Fevereiro de 2017
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Malê Debalê
O Malê Debalê é um bloco-afro o de Carnaval da Bahia em Salvador. O bloco conta com cerca de quatro mil integrantes e foi fundado em 23 de março de 1979 por um grupo de moradores de Itapuã que tinham o desejo que seu bairro pudesse participar do carnaval de Salvador, capital do Estado da Bahia. Criado com inspiração na população descendente dos Malês povo de origem africana de religião mulçulmana que lutaram na Revolta dos Malês contra o sistema escravocrata brasileiro. Atualmente o Bloco Afro Malê Debalê, cedeu uma parte de sua sede para ser uma escola de Ensino Fundamental, que passou a se chamar Escola Municipal Malê Debalê
Malê Debalê: uma origem, uma tribo, uma festa
Almeida, Jorge Luis Sacramento de
Urbain-Karim Elisio da Silva, um agudá descendente de negro malê
Infografia
Infografia ou infográficos são um tipo de representação visual gráfica, muitas vezes complexa, que facilita a compreensão de conteúdo, em que apenas texto escrito dificultaria o entendimento. Os infográficos jornalísticos costumam ser caracterizados pela junção de textos breves com representações figurativas e esquemáticas, cujo objetivo é a explicação de algum conteúdo para o leitor. Além do seu uso no meio jornalístico, podemos encontrá-los em manuais técnicos, educativos ou científicos, entre outras publicações. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre o tema, entre os quais:
Infografia e jornalismo: conceitos, análises e perspectivas
Revistas no cenário da mobilidade: a interface das edições digitais para tablets
Manual de laboratório de jornalismo na Internet
Aplicativos de análise de informações sociais: mapeamento e dinâmicas interacionais
Veterinária
Trata-se da ciência médica que se dedica à prevenção, controle, erradicação e tratamento das doenças, traumatismos ou qualquer outro dano à saúde dos animais, sendo responsável por assistências clínica e cirúrgica. Além disso, o veterinário também se ocupa com o controle da sanidade dos produtos e subprodutos de origem animal voltados para o consumo humano. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre o tema, entre os quais:
Complicações pós-operatorias de ovariohisterectomia seletivas: relatos de casos