N. 215 | 17 de Março de 2017

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

 

Reforma Agrária

Reforma agrária é a reorganização da estrutura fundiária com o objetivo de promover a distribuição mais justa das terras. Tem o objetivo de proporcionar a redistribuição das propriedades rurais, ou seja, efetuar a distribuição da terra para realização de sua função social no regime de posse e uso, a fim de atender aos princípios de justiça social, desenvolvimento rural sustentável e aumento de produção. É uma intervenção imperativa do Estado, por motivos econômicos e políticos, na situação patrimonial das propriedades rurais, assim como nas modificações do direito de solos (direito de propriedade). No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

UFBA abre debate sobre Reforma Agrária

ICI-UFBA - Projeto "Elementos de Informação para a Elaboração da História da UFBA" - PIBIC-UFBA (CNPq e FAPESB); SILVA, Rubens; PPGCI.

 

Um impacto da reforma agrária na ocupação da mão-de-obra rural em atividades agrícolas na Bahia: situação atual e perspectivas

Britto, Elissandra Alves de

 

Reforma agrária: a administração política de assentamentos no Brasil: o estudo de caso sobre o Assentamento Frei Vantuy

Multari, Cecília Franco

 

Ação coletiva de desapropriação para fins de reforma agrária – instrumento concretizador dos direitos sociais do trabalhador rural

Souza, Valnei Mota Alves de

 

Planejamento Estatal e o Processo de Produção do Espaço em Assentamentos de Reforma Agrária

Andrade, Paulo Luiz Coqueiro

 

A questão (da reforma) agrária e a política de desenvolvimento territorial rural no litoral sul da Bahia

FREITAS, Hingryd Inácio de

 

Fonética

A Fonética é o estudo dos aspectos acústicos e fisiológicos dos sons efetivos (reais) dos atos de fala no que se refere à produção, articulação e variedades. Em outras palavras, preocupa-se com os sons da fala em sua realização concreta. Em sentido mais elementar, é o estudo dos sons ou dos fonemas, entendendo-se por fonemas os sons emitidos pela voz humana, os quais caracterizam a oposição entre os vocábulos. Também é o ramo da Linguística que estuda a natureza física da produção e da percepção dos sons da fala humana. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Variação fonética em estudantes residentes em áreas rurais da Bahia

Santos, Gredson dos

 

O uso de transcrição fonética na aprendizagem do português brasileiro como língua adicional

Tartaruga, Rômulo Craveiro de Sousa

 

O regionalismo fonético e a articulação fundamental na flauta transversal

Benck, Maria da Conceição Gico Casado

 

Fala e escrita : suas imbricações em redações escolares

Diniz, Eliete Luiz

 

Aquisição de proparoxítonas: um estudo com base em dados do ERT

Vargens, Arthur

 

Hipertexto

O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a ideia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

Hipertexto e hiperleitura: contribuições para uma teoria do hipertexto

Nonato, Emanuel do Rosário Santos

 

O hipertexto enquanto modalidade discursiva do Webjornalismo: entre promessas e limitações

Dalmonte, Edson

 

Biblioteca de hipertextos para análise organizacional: O sistema panteon como plataforma aberta de desenvolvimento colaborativo de estudos de casos online

Motta, Gustavo da Silva