223| 26 de Maio de 2017
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA)
Depressão
A depressão é uma doença ou um distúrbio afetivo, que atinge a humanidade desde suas origens, atingindo a autoestima, também o sentimento de inferioridade, tristeza, pessimismo, combinando entre si e aparecendo com extrema frequência. A depressão pode aparecer em diversas idades desde adolescentes até idoso, e por diversos motivos. O tratamento mais indicado atualmente para a depressão é uma combinação de medicamentos antidepressivos e psicoterapia, realizada por psicólogos e psiquiatras. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Mascarenhas, Marianne Carneiro
Prevalência de sintomas de ansiedade e depressão entre os acadêmicos da Faculdade de Medicina da Bahia
Silva, Camila Kalil
Depressão em mulheres vítimas de violência doméstica
Agrelli, Edda Giuliana Fernandes Rêgo
Avaliação da ansiedade e depressão em indivíduos portadores de desordem temporomandibular
Interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que é interdisciplinar, sendo esse um adjetivo que qualifica o que é comum a duas ou mais disciplinas ou outros ramos do conhecimento. É o processo de ligação entre as disciplinas usadas como forma de desenvolver um trabalho de integração dos conteúdos de uma disciplina com outras áreas de conhecimento, um processo de construção e desenvolvimento dentro das ciências e do ensino das ciências, sendo estes, dois campos distintos nos quais a interdisciplinaridade se faz presente. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Procedimentos interdisciplinares dos docentes em interação com o alunado dos BI’s do IHAC/UFBA
UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA NO ENSINO SUPERIOR: BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE
Teixeira, Carmen Fontes de Souza
Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
"Navegar é preciso"...interdisciplinaridade e interatividade na arte da cena contemporânea
Educação Inclusiva
A educação inclusiva, também conhecida como educação especial, busca perceber e atender as necessidades educativas especiais de todos os sujeitos-alunos, também denominados “excepcionais” ou “alunos com necessidade educacionais especiais”, em salas de aulas comuns, em um sistema regular de ensino, de forma a promover a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal de todos, utilizando-se um conjunto de recursos e serviços educacionais especiais. Tudo para que haja a garantia de uma educação formal dos educandos que apresentam necessidades muito diferentes. A educação inclusiva faculta meios técnicos e humanos de modo a compensar as debilidades (deficiências) de que sofrem os alunos. Desta forma, os estudantes podem completar o processo de aprendizagem num ambiente e a um ritmo que vão ao encontro das suas capacidades. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Práticas de inclusão escolar: um diálogo multidisciplinar
Educação física especial e currículo: (in)formação para educação inclusiva
Oliveira, João Danilo Batista de
Educação Especial em contexto inclusivo: reflexão e açãoMiranda, Theresinha Guimarães
Galvão Filho, Teófilo Alves
Educação especial em Sergipe do século XIX ao início do século XX: cuidar e educar para civilizar
Pedagogia da bobagem: uma oficina de palhaço para adultos com deficiência intelectual