N. 245 | 27 de outubro de 2017
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Queimadura
É a decomposição que sofre um tecido orgânico causada por agentes térmicos, químicos (como os ácidos e agentes biológicos produzidos por alguns seres vivos), radioativos (solares ou por radioterapia) ou elétricos. Além desta decomposição, chama-se queimadura a qualquer ferida, bolha ou marca causada por fogo ou algo quente. As lesões causadas pela queimadura podem destruir total ou parcialmente o tecido, que geralmente é a pele e seus anexos, existindo classificações de níveis de queimadura, 1º grau sendo a mais superficial e de 3º grau, a mais profunda e perigosa. Quando há bolhas ou perda de tecido, é recomendável visitar um médico. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Atendimento ao paciente com queimadura em região estomatognática
Queimadura nasal por ácido nítrico
Sampaio, Francisco S. Nascimento
Mulheres queimadas pelos maridos ou companheiros
Tratamento de queimados graves com transplante de pele homóloga: revisão sistemática
Vasconcellos, PatriciaKeler Freitas Machado
Fobia
É um medo persistente e a nível irracional de um determinado objeto, animal, atividade ou situação que represente pouco ou nenhum perigo real, mas que, mesmo assim, provoca ansiedade extrema, muitas vezes impossibilitando a pessoa de levar uma vida normal. A palavra fobia se originou a partir do grego phóbos, que significa "medo" ou "terror". É normalmente tratada como uma patologia e para fobia, há uma nomenclatura diferente, a exemplo de aracnofobia que é medo de aranhas ou coulrofobia, o medo de palhaços. A intensidade varia de pessoa para pessoa e a causa de muitas fobias ainda é desconhecida pelos médicos. Apesar disso, há fortes indícios de que a fobia de muitas pessoas possa estar relacionada a traumas passados ou histórico familiar. É recomendável o acompanhamento psicológico e psiquiátrico para o tratamento da fobia. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Almeida, Amanda Cristina Galvão Oliveira de
Almeida, Amanda Cristina Galvão Oliveira de
Araujo Filho, Gerardo Maria de
Scippa, Ângela Marisa de Aquino Miranda
Coutinho, Evandro da Silva Freire
Dental fear and anxiety among children and their care givers
Silva, Roberta Rossi de Carvalho e
Computador
É uma máquina eletrônica capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. O termo provém do latim "computare" (“calcular”). Um computador pode possuir inúmeros atributos, dentre eles armazenamento de dados, processamento de dados, cálculo em grande escala, desenho industrial, tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura. Para funcionar, o computador necessita de programas informáticos (software) que fornecem dados específicos. Uma vez obtida a informação desejada, esta pode ser utilizada internamente ou transferida para outro computador ou componente electrónico. Ainda que a tecnologia tenha evoluído desde o aparecimento dos primeiros computadores na década de 40, a maioria ainda respeita a arquitetura de Eckert-Mauchly, proposta por John von Neumann, que concebe quatro secções principais num computador: uma unidade lógica e aritmética (ULA), uma unidade de controle, uma memória e dispositivos de entrada e saída. Todas estas partes encontram-se interligadas por um grupo de cabos denominados barramentos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Lopes, Maísa Soares dos Santos
Biblioteca da UFBA recorre ao computador para melhorar
deAzevêdo Rios, Marcelo
Machado Gurjão Rios, Jacqueline
Fisher Rubira, Izabel Regina