N. 248 | 17 de novembro de 2017
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Intercâmbio
Refere-se à ação de dar uma coisa ou realizar uma ação em troca de outra coisa. As trocas são comuns na sociedade como consequência das próprias circunstâncias de cada indivíduo, e se localizam como uma situação benéfica em relação a alguns aspectos e desvantajosa em relação a outros. Assim, em uma economia de mercado, o termo se refere à possibilidade de oferecer bens e serviços em troca de dinheiro. De fato, o tipo de intercâmbio mais utilizado é o econômico, que permite que todas as necessidades da população sejam atendidas de melhor maneira possível. O intercâmbio acadêmico ou cultural tem como objetivo a troca de experiências entre os povos, entre as culturas, entre os recursos diferentes utilizados em suas áreas de conhecimento e o aprimoramento no idioma. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Formação de professores e intercâmbio Científico & Tecnológico: atualizando o debate com o professor Dr. Reiner Hidebrandt-Stramann.
Intercâmbio neocorporatista e inovação tecnológica: o caso do padrão eucalipto na Aracruz S. A.
Atas de Reunião do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
The real exchange rate: testing the overshooting hypothesis in Argentina and Brazil
Bertolt Brecht
Eugen Bertholt Friedrich Brecht (1898 – 1956) foi um dramaturgo, romancista, roteirista e poeta alemão do século XX, que revolucionou o idioma alemão e o teatro moderno/ contemporâneo, com seus trabalhos artísticos e teóricos, tornando-o mundialmente conhecido a partir das apresentações de sua companhia o Berliner Ensemble. Brecht desenvolveu o seu teatro épico, cuja dramaturgia é oposta ao surrealismo e ao Teatro Realista convencional, é um Teatro Épico, de cunho político, ligado ao socialismo (realismo socialista). Em seu teatro era importante não interpretar a realidade e sim transformá-la e despertar no espectador à vontade de agir na realidade. Influenciado pelo teatro oriental usou música, dança e uma estética visual estilizada. Sua peça mais famosa é “Mãe Coragem”. Brecht abriu as trilhas para um teatro popular, renovou a cena teatral numa época em que dominavam as fórmulas cansadas do realismo convencional. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
A criação de textos teatrais a partir de jogos e das peças didáticas de Bertolt Brecht
Oliveira, Urânia Auxiliadora Santos Maia de
Diga que você está de acordo!: o material fatzer de brecht como modelo de ação
Teixeira, Francimara N.
Dramaturgias da Dissidências: o repertório d'A Barca pela ótica da revolta
Santana, Tássio Ferreira
Dramaturgias de desvio: recorrências em textos encenados no Brasil entre 1995 e 2015
Sanches, João Alberto Lima
O público como quinto criador? Uma pedagogia do olhar por meio de jogo poético com os espectadores
Barreto, Cristiane Santos
Papel
Substância fina e flexível, feita em folhas ou rolos, de elementos fibrosos de origem vegetal, extraída principalmente da madeira, bagaços de cana e outras matérias fibrosas, usada na escrita, imprensa, desenhos, embalagens, etc. Do ponto de vista químico, o papel se constitui basicamente de ligações de hidrogênio. Papel é também um termo que provém do latim papýro (papiro), e está associado à função desempenhada por alguém ou por algo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
A indústria de papel e celulose na Bahia: desafios e oportunidades
Peixoto, Lyandra Borges
A expansão da indústria de papel e celulose no Extremo Sul da Bahia e seus impactos sobre a estrutura agrária
Araújo, Leandro Guimarães
O impacto das regulamentações ambientais internacionais sobre as exportações da indústria de papel e celulose: o caso da Bahia Sul Celulose
Oliveira, Meire Jane Lima de
Formação de estratégias socioambientais corporativas: os jogos Aracruz Celulose-partes interessadas