N. 249 | 24 de novembro de 2017
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Neuropsicologia
É a ciência dedicada a estudar a expressão comportamental das disfunções cerebrais, ou seja, estuda as relações existentes entre o cérebro e o comportamento humano, levando em consideração suas funções mentais, tais como a linguagem, a atenção, a memória, a capacidade de fazer cálculos, entre outras. O profissional da neuropsicologia, chamado de neuropsicólogo, tem por objetivo principal correlacionar as alterações observadas no comportamento do paciente com as possíveis áreas cerebrais envolvidas, realizando, essencialmente um trabalho de investigação clínica que utiliza testes e exercícios neuropsicológicos em indivíduos saudáveis ou naqueles que apresentam alguma patologia. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Efeitos neuropsicológicos da exposição ao manganês em crianças
Carvalho, Chrissie Ferreira de
Lucena, Rita de Cássia Saldanha de
A dinâmica de condução nervosa via modelo de FitzHugh-Nagumo
Cavalcante, Sílvia Larisse do Patrocínio
Queijo
É um alimento sólido feito a partir do leite de vacas, cabras, ovelhas, búfalas e/ou outros mamíferos. Ele é obtido por separação parcial do soro do leite, leite reconstituído, ou de soros lácteos, coagulados pela ação física do coalho, de enzimas específicas, de bactéria específica, de ácidos orgânicos, isolados ou combinados, todos de qualidade apta para uso alimentar, com ou sem agregação de substâncias alimentícias, especiarias ou condimentos. É um alimento universal e milenar e por isso existem milhares de variedades em todo o mundo, podendo ser classificada de acordo com sua textura, seu teor de gordura e a quantidade de água empregada. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Barbosa, Marco Aurélio Alves de Freitas
Miopia
A miopia é uma condição comum em que a pessoa vê objetos próximos com clareza, mas objetos mais distantes são borrados. Isto ocorre devido a um defeito de convergência dos raios luminosos, o que faz com que a imagem de objetos distantes se forme à frente da retina, em vez de na própria retina. O grau de sua miopia afeta sua capacidade de focar objetos distantes, por isso o uso de óculos de grau ou lentes. A miopia pode se desenvolver gradualmente ou rapidamente, muitas vezes piora durante a infância e adolescência. Pode provocar sintomas como dores de cabeça e astenopia. A miopia grave aumenta o risco de descolamento de retina, cataratas e glaucoma. Acredita-se que a causa subjacente seja uma combinação de fatores genéticos e/ou ambientais. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Diagnóstico do Glaucoma Congênito – Revisão Sistemática
Síndrome de Marfan: relato de casos
Alves, Crésio de Aragão Dantas
Desempenho funcional de crianças com paralisia cerebral diparéticas e hemiparéicas
O impacto sócio-cultural do Programa de Saúde da Família (PSF): uma proposta de avaliação
Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt