N. 256 | 26 de janeiro de 2018
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Vassoura-de-bruxa
É uma praga natural da Região Amazônica, uma doença fúngica fitopatológica típica de cacaueiros, ocasionada pelo basidiomiceto Moniliophtora perniciosa. Esse fungo ataca especialmente os frutos e brotos, causando a diminuição significativa na produção, e em alguns casos levando o cacaueiro à morte. Quando não se adotam medidas de controle no aparecimento, a praga progride rapidamente através do vento e da água, comprometendo completamente a produção. Agricultores devem procurar a CEPLAC para receberem treinamento na identificação da doença nas fazendas. Com as dificuldades de combater essa doença, foi lançado um programa para sequenciar o genoma da vassoura-de-bruxa. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
O enigma da vassoura-de-bruxa: análise de um choque exógeno na economia de Ilhéus/BA
Oliveira, Vandete Almeida Silva
Schnadelbach, Alessandra Selbach
Opretzka, Luiza Carolina França
Romantismo
Foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que durou por grande parte do século XIX. O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha mais força, e através dos artistas, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo e ao iluminismo e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa. O espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada no indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejos de escapismo. O romantismo é a arte do sonho e fantasia. Valoriza as forças criativas do indivíduo e da imaginação popular. Opõe-se à arte equilibrada dos clássicos e baseia-se na inspiração fugaz dos momentos fortes da vida subjetiva. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
A tradição romântica na construção das imagens na poesia de Cecília Meireles.
Pinto, Cinthia de Andrade Correia
A construção do eu na modernidade: do projeto romântico ao impressionismo em Freud
Os aspectos góticos no romance "Jane Eyre" e na adaptação fílmica de Fukunaga
Eletromagnetismo
É o ramo da física que estuda a relação entre as forças da eletricidade e do magnetismo como um fenômeno único. Esta teoria baseia-se no conceito de campo eletromagnético. Michael Faraday (1791-1867) descobriu os efeitos elétricos produzidos pelo magnetismo. Através desses efeitos, chamados de indução eletromagnética, ele explicou a natureza e as propriedades dos campos magnéticos. Faraday explicou que o campo magnético é produzido pelas cargas elétricas geradas a partir do atrito entre os corpos que, por sua vez, sofrem atração ou repulsão. A variação do fluxo magnético resulta em um campo elétrico (fenômeno conhecido por indução eletromagnética, mecanismo utilizado em geradores elétricos, motores e transformadores de tensão). A força das cargas elétricas é calculada através da Lei de Coulomb. Além dessa lei, o entendimento acerca do campo magnético desencadeou muitas descobertas referentes à eletricidade. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Carlos Alberto Dias: a saga da Geofísica Aplicada e da Engenharia de E&P do Petróleo no Brasil
Moraes, Fernando S. de
Lima, Olivar Antônio Lima de
Nepomuceno Filho, Francisco
Jessé C. Costa
Exposição à radiação eletromagnética não ionizante e alterações metabólicas e endócrinas
Efeitos neurológicos da exposição a radiações eletromagnéticas decorrentes da telefonia celular
O conceito de "campo" em sala de aula - uma abordagem histórico-conceitual