N. 260| 02 de março de 2018
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Dilema
É um problema que pode se resolver através de duas soluções, com duas proposições contrárias e disjuntivas, mas em que nenhuma das duas é completamente aceitável ou, caso contrário, em que as duas sejam igualmente aceitáveis, colocando o indivíduo em uma situação de dúvida. Noutros termos, ao escolher uma das opções, a pessoa não fica totalmente satisfeita. O dilema pode surgir por diversas questões: profissionais, éticas, morais, etc. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Morte encefálica: situações eticamente conflituosas vivenciadas por enfermeiras e familiares
Carvalho, Simone Cardoso Passos de
O sigilo na relação médico-adolescente: um dilema ético?
Conflitos e dilemas éticos vivenciados na prática da enfermeira no centro cirúrgico
Aporias em torno do conceito de gestão social: dilemas teóricos e políticos
Pereira dos Santos, Maria Elisabete
Reabilitação
É o processo e o resultado de reabilitar, se referindo a voltar a habilitar, restabelecer ou recuperar algo, podendo ser física, associada ao tratamento que desenvolve uma pessoa para recuperar a condição ou o estado que perdeu a causa de uma doença ou outro tipo de problema de saúde ou mental, onde deve-se melhorar as capacidades das pessoas com transtornos no que se refere à vida, aprendizagem, trabalho, socialização e adaptação de forma mais normalizada possível. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a reabilitação visa na restituição das capacidades de um paciente deficiente. A finalidade é que a pessoa tenha uma vida autónoma, dependendo no menor grau possível dos outros. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Reabilitação de pessoas com deficiência física no SUS: elementos para um debate sobre integralidade.
Reabilitação oral em paciente atópico: relato de caso
Nogueira, Fernanda Luiza Alves
Calvário, Marco Antônio Ferreira
Reabilitação por meio de realidade virtual na Doença de Parkinson
Demissão
Palavra de origem latina dimissĭo, se refere à renúncia ou ao abandono de um emprego, de um cargo, de uma comissão, com a rescisão da atividade remunerada. Também conhecida como desligamento, tanto o funcionário quanto o empregador podem dar início ao processo, que ocorre por diversos motivos, sendo importante analisar o contexto. Há leis que regulam o processo de demissão, e essas devem ser seguidas para evitar problemas futuros. Existem diferentes tipos de demissão, dentre elas estão a demissão com justa causa, que é quando há motivos para a demissão e a sem justa causa, se tratando da empresa demitindo o funcionário, podendo ele receber seus direitos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
A escolha profissional após a demissão: a experiência do Polo Petroquímico de Camaçari
Menezes, Antônio Wilson Ferreira
Brandão, Margarida Guimarães Andrade
Demissões preocupam muitos docentes e alunos da UFBA
Até tu, chefe?: vitimização de empregados de bancos privados na Bahia.
Mudanças no mercado de trabalho da indústria petroquímica na década de 90 na RMS