N.261 | 09 de março de 2018
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
É um serviço brasileiro de atendimento às urgências pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d'Aide Médicale d'Urgence — que faz uso da mesma sigla "SAMU". Acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), foi normatizado no Brasil a partir de 2004. Caracterizam-se por prestar socorro às pessoas em situações de agravos urgentes, nas cenas em que esses agravos ocorrem, garantindo atendimento precoce, adequado ao ambiente pré-hospitalar e ao acesso ao Sistema de Saúde. As ligações são atendidas por telefonistas que anotam dados do local da demanda, emergência médica ou acidente. Toda ligação é gravada. O caso então é passado ao médico que faz a regulação médica e este presta orientações relativas aos primeiros socorros e decide o tipo de ambulância a ser enviada. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
A implantação do projeto de atendimento Móvel de Urgência em Salvador/BA: panorama e desafios
Sala de situação de saúde: informação como ferramenta para a gestão.
Fonseca, Marcos Aurélio da Silva
Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 1839 — 1908) foi um escritor brasileiro, considerado um dos maiores nomes da literatura do Brasil. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Afro-descendente, testemunhou a Abolição da Escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império, e foi grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época. Primeiro presidente da Academia Brasileira de Letras, é considerado o introdutor do Realismo no Brasil, com a publicação de Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881). Além desta tem também as obras, Quincas Borba, Dom Casmurro, Esaú e Jacó e Memorial de Aires. Sua primeira fase literária é constituída de obras como Ressurreição, A Mão e a Luva, Helena e Iaiá Garcia. Sua obra foi de fundamental importância para as escolas literárias brasileiras do século XIX e do século XX. Influenciou grandes nomes das letras, como Olavo Bilac, Lima Barreto, Drummond de Andrade, John Barth, Donald Barthelme e outros. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Whiter shades of pale: "Coloring in" Machado de Assis and race in contemporary Brazil
Oliver Twist no Brasil: a tradução do antisemitismo de Machado de Assis a Will Eisner
História da Literatura Brasileira: Resíduos e Desafios
À luz das narrativas: escritos sobre obras e autores
Ondulatória
Ondulatória é a parte da Física que é responsável por estudar as características e propriedades dos movimentos das ondas. Onda é qualquer perturbação ou vibração em um meio específico. As ondas produzem diversos movimentos, já que elas são formas de transmissão de energia (mecânica ou eletromagnética). A onda não é capaz de originar-se sozinha, visto que ela apenas faz a transferência de energia cinética de uma fonte. Portanto, fonte é o objeto ou meio que pode criar uma onda. As ondas podem ser classificadas segundo a natureza, o tipo de vibração e quanto à direção da propagação. Assim tem-se, as ondas mecânicas (ex: ondas sonoras); ondas eletromagnéticas (Ex: raio-x); ondas transversais (Ex: Ondas do mar) etc. As Características das ondas baseiam-se em: frequência; período; comprimento; velocidade; e amplitude (altura).No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
A theoria das ondulações explicará todos os phenomenos luminosos?
Migração Kirchhoff em profundidade de seções de ondas planas
Migração pré-empilhamento através das equações de ondas unidirecionais com amplitude verdadeira
Histórias contrafactuais: o surgimento da Física Quântica