N.273 | 21 de junho de 2018
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Puberdade
É o processo que leva o corpo humano à maturidade sexual ou fertilidade, convertendo o menino ou menina em um adulto com capacidade de reprodução sexual. Biologicamente, a puberdade começa quando a glândula pituitária envia mensagens para as gônadas aumentarem a produção de hormônios sexuais. É uma fase da adolescência em que ocorre o aparecimento de características sexuais secundárias. Nos meninos, os testículos aumentam a produção de andrógenos, principalmente testosterona, que estimula o crescimento dos genitais e dos pelos do corpo. Nas meninas, os ovários aumentam a produção do hormônio feminino estrógeno, que estimula o crescimentos dos genitais e dos seios. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Puberdade precoce central idiopática em meninas no estado da Bahia
Cruz, Thomaz Rodrigues Porto da
Impacto da atividade física e esportes sobre o crescimento e puberdade de crianças e adolescentes
Alves, Crésio de Aragão Dantas
Toralles, Maria Betânia Pereira
Semântica
Se refere a tudo que está vinculado ou pertence ao significado das palavras, estando ela associada ao significado, interpretação e sentido das palavras, dos símbolos e expressões. A semântica pode ser estudada através de diferentes pontos de vista, como por exemplo, a semântica linguística, nela é estudado o significado e a interpretação do significado de uma palavra, de um signo, de uma frase ou de uma expressão em um determinado contexto. Nesse campo de estudo se analisa, também, as mudanças de sentido que ocorrem nas formas linguísticas devido a alguns fatores, tais como tempo e espaço geográfico. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
O léxico toponímico das comunidades rurais de Santo Antônio de Jesus: uma análise semântica
Almeida, Lana Cristina Santana
Menezes, Maria do Carmo Vianna de
Modelo empírico para analisar a robustez de redes semânticas
Carboidratos
São moléculas orgânicas compostas de carbono, hidrogênio e oxigênio. São chamados também de glicídios, hidratos de carbono e açúcares, sendo as principais fontes de energia dos sistemas vivos e combustível perfeito para o bom funcionamento do corpo e para o cérebro. Os carboidratos também são responsáveis pela rigidez, pela consistência e pela elasticidade das células do organismos, portanto desempenham uma função de muita importância em todo o organismo. Permitem também a tradicional atividade dos músculos, a manutenção da temperatura corporal, a tensão arterial, o bom funcionamento do intestino e a atividade neuronal. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Andrade, Izabela Vieira Oliveira
Carvalho, Gleidson Giordano Pinto de
Valor Nutritivo de Co-produtos da Mandioca
Ferreira, Geane Dias Gonçalves
Magalhães, André Luiz Rodrigues