N. 292 | 06 de novembro de 2018

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

 

Ciência

O termo ciência provém do latim “Scientia” que significa aprender ou conhecer. O conhecimento, cientificamente falando, é resultado de uma profunda investigação, reflexão e métodos próprios. A ciência procura construir teorias que expliquem fenômenos dos quais possam ser verificados e, sempre dentro do possível, seja capaz de determinar leis que regem o que se chama de previsibilidade. Contudo, nem toda ciência trabalha na perspectiva de construção de leis. São estas as ciências humanas e ciências sociais, pois buscam a compreensão do fenômeno a partir de uma determinada realidade.  A curiosidade humana levou ao estudo de fenômenos. A ciência nasce dessa necessidade; surge com o homem observando seu redor e buscando informação sobre o porquê e o como. Assim, a ciência ainda é responsável por grandes descobrimentos que transformaram e continuam modificando a vida dos seres humanos ao longo do tempo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Fazer ciência no campo dos estudos organizacionais

Silva, Mônica de Aguiar Mac-Allister da

 

O erro no processo ensino-aprendizagem de ciências no nível fundamental

Costa, Conceição Sousa

 

Anarquismo, Autonomia e Esclarecimento no Objetivo do Ensino das Ciências

Oliveira, Deivide Garcia da Silva

 

“Entre bagagens declaradas e não-declaradas”: um estudo sobre apropriações de autores da teoria social contemporânea na pesquisa em educação em ciências

Souza, Márcio Nicory Costa

 

Poesia e ciência: cosmologias em A máquina do mundo repensada, de Haroldo de Campos.

Lima, Maria Lúcia Ribeiro

 

Lixo Eletrônico

É todo e qualquer tipo de material produzido a partir do descarte de equipamentos eletrônicos, como computadores, celulares e eletrodomésticos. A produção do lixo eletrônico é feita em todos os setores, seja em residências, indústrias ou nos comércios. Assim, com o avanço acelerado das novas tecnologias, consumo desenfreado frente a influência ativa do capitalismo globalizado, a necessidade de obtenção de novos aparelhos eletrônicos é intensa. Neste contexto, eletroeletrônicos considerados obsoletos são cada vez mais descartados. Contudo, muitas vezes esse descarte não tem obedecido o processo adequado, produzindo, portanto, um grande impacto ambiental. Mas em diferentes contextos, a palavra “lixo eletrônico” pode ser sinônimo de “spam”. Ou seja, uma mensagem eletrônica recebida, que não foi solicitada pelo usuário. Normalmente este contexto refere-se a e-mail. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Lixo tecnológico, contexto e soluções

Macêdo, Jader cunha

 

Repensando o lixo

Caldas, Fernanda Golçalves

 

Impactos ambientais nos recursos hídricos por metais tóxicos: o caso do município de Boquira, no semiárido baiano

Daltro, Rafael Ribeiro

 

O urânio e seus problemas: a formação dos públicos em torno da questão nuclear em Caetité/BA

Rocha, Israel de Jesus

 

Impactos Socioambientais no Entorno do Aterro Metropolitano Centro, Salvador-Bahia

Souza, Marcos Almeida

 

Pesquisa

Refere-se a toda ação que tem como objetivo a resolução ou, pelo menos, a indagação de um problema. Por isso, a investigação faz parte de qualquer processo de pesquisa. Ela é muito utilizada na área policial e no ambiente acadêmico. Assim, evidencia-se diversas formas de pesquisas. Na pesquisa científica, GIL (2008) demonstra pelo menos três tipos: existe a pesquisa exploratória, que proporciona maior familiaridade com o problema a fim de modificar conceitos e ideias; a pesquisa descritiva, descreve as características de determinadas populações ou fenômenos e a pesquisa explicativa, que busca identificar os fatores que contribuem para determinado fenômeno, trazendo, portanto, a explicação sobre o “porquê”. É importante levar em consideração que uma pesquisa, ao levar em consideração todos os critérios éticos na produção, colabora para uma sociedade ainda mais desenvolvida e a serviço de toda a população. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Pesquisa e mobilidade na cibercultura: itinerâncias docentes

Porto, Cristiane de Magalhães

Santos, Edméa

Oswald, Maria Luísa

Couto, Edvaldo Souza

 

Bioética e Pesquisa Participativa Comunitária

Alves, Ivna de Mello

 

Desafios da corporalidade na pesquisa acadêmica

Flores-Pereira, Maria Tereza

Davel, Eduardo Paes Barreto

Almeida, Dóris Dornelles de

 

Refletindo sobre a pesquisa e sua importância na formação e na prática do professor do ensino fundamental

Abreu, Roberta Melo de Andrade

Almeida, Danilo Di Manno

 

Prática de pesquisa, produção de subjetividades e formação em Enfermagem: um relato de viagem.

Abreu, Roberta Melo de Andrade

Almeida, Danilo Di Manno