N. 27 | 22 de janeiro de 2013

 

 

O seu trabalho pode ser divulgado na próxima edição do Alerta! Deposite-o no RI UFBA.

 

N. 27 | 22 de janeiro de 2013

 

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.

 

FESTAS POPULARES

As festas populares acontecem a partir de interações contínuas entre pessoas de determinadas regiões recobrindo complexos padrões de comportamento e crenças de um povo. Originam-se das tradições e costumes transmitidos através dos tempos. Muitas dessas manifestações são baseadas em fatos e atos populares, muitas vezes incentivados pelo governo e até mesmo oficializados, pois grande parte delas homenageia fatos marcantes do país ou da região. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

● Rumores de festa: o sagrado e o profano na Bahia

● Economia e cultura no circuito das festas populares brasileiras

● Madalena, uma falsa baiana: impressões sobre a lavagem parisiense

● Representação do Menino Jesus no Monte e Produção Artística no Recolhimento de Nossa Senhora dos Humildes/Ba

● O Bloco do bacalhau: Protesto ritualizado de operárias na Bahia

 

SAÚDE DO IDOSO

No Brasil, os idosos − pessoas com 60 anos ou mais − representam cerca de 9% da população total, tornando-se necessária a criação de políticas que assegurem atenção integral à saúde dessa população. Para tanto, em 2006 foi estabelecida a Política de Atenção Integral à Saúde do Idoso que tem por objetivo a promoção do envelhecimento ativo e saudável, manutenção e reabilitação da capacidade funcional e apoio ao desenvolvimento de cuidados informais. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

● Avaliação do estado nutricional de adultos e idosos e situação nutricional da população brasileira

● Avaliação nutricional e envelhecimento

● A rede de serviços de atenção à saúde do idoso na cidade de Barcelona (Espanha) e na cidade de São Paulo (Brasil)

● Idosos em instituições de longa permanência: falando de cuidado

● Processo de cuidar de idosos com acidente vascular encefálico: sentimentos dos familiares envolvidos

 

ESTUDOS DE AVALIAÇÃO

Qualquer forma de avaliação envolve necessariamente um julgamento, uma medida de aprovação ou desaprovação a uma política ou programa público ou privado. Cada uma das distintas abordagens avaliativas supõem distintos instrumentos de operação e, por consequência, abordagens e conclusões de diferentes naturezas. O uso adequado dos instrumentos de análise e avaliação é fundamental para minimizar a subjetividade do processo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

● Avaliação de políticas públicas de segurança alimentar e combate à fome no período 1995-2002. 2 – Programa de Alimentação do Trabalhador

● Epidemiologia do desenvolvimento cognitivo de escolares em Jequié, Bahia, Brasil: procedimentos de avaliação e resultados gerais

● Identificação de casos psiquiátricos em estudos epidemiológicos multifásicos: métodos, problemas e aplicabilidade

● Proposta metodológica para avaliação de formação em alimentação saudável

● Avaliação da qualidade de serviço de saúde para adolescentes

 

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Susane Barros (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI) e supervisão de Jussara Borges (ICI). A execução está a cargo de Keyla Santos, estudante de Arquivologia e bolsista do Programa Permanecer, e Daniele Monteiro Bezerra de Menezes, voluntária, ambas estudantes de Arquivologia. O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). repositorio@ufba.br.