N. 304 | 12 de fevereiro de 2019
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Confira os últimos trabalhos depositados na semana 05.01 a 11.02
O bacharelado interdisciplinar em saúde e o curso de medicina da ufrb: narrativas de um conflito
Acupuntura
É uma técnica de cura pertencente à cultura Oriental, especialmente da China. A acupuntura entende o corpo humano como uma totalidade, assim, cada uma de suas partes estão conectadas através de meridianos distribuídos em pontos específicos. A técnica baseia-se no uso de pequenas agulhas que são penetradas em pontos estratégicos do corpo humano. Dessa forma, o principal objetivo desta aplicação é que o organismo volte a seu equilíbrio natural. No ocidente, é comum que as pessoas busquem acupuntura para o tratamento de doenças, embora sua busca tradicional seja de recuperação da energia vital do corpo humano, que pode estar afetada por uma doença específica ou não. Tal prática passou por diversas polêmicas, já que alguns especialistas consideram que a acupuntura não possuía valor científico. Contudo, hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu os benefícios desta técnica para o tratamento de algumas doenças. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Efeitos da acupuntura na dinâmica eletrofisiológica cerebral: revisão sistemática
Fonseca, Rodrigo Jorge de Souza da
Medicinas Alternativas e Complementares:uma metassíntese
Castellanos, Marcelo Eduardo Pfeiffer
Efeito agudo da eletroacupuntura sobre a glicemia de pacientes obesas: um ensaio clínico randomizado
A multiplicidade da doença: atuação da dor crônica na acupuntura e no bloqueio local
Machado, Luciana Carla Bezerra
Transgênico
É o resultado de um processo artificial de manipulação genética das sementes. A Biotecnologia é a área principal que estuda e faz pesquisas sobre os transgênicos. Graças à engenharia genética é possível introduzir genes de outra espécie em uma planta (que podem provir de vegetais, microrganismos ou inclusive de animais). As sementes transgênicas têm, portanto, alguns genes que não fazem parte de suas estruturas. As principais espécies vegetais usadas na engenharia genética são: milho, batata, tomate, algodão e arroz. A principal vantagem destas sementes se encontra no aumento na produção de alimentos. Contudo há pesquisadores/as que alertam sobre os riscos da manipulação genética das sementes. Por exemplo, o milho projetado contra as pragas de insetos afeta as borboletas. Além disso, as sementes transgênicas estão associadas a riscos ecológicos, assim como a uma série de problemas de saúde, como algumas alergias. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas
Brotas, Antonio Marcos Pereira
Ecologia política, movimentos ambientalistas e contestação transnacional na América Latina
Milani, Carlos Roberto Sanchez
Virgílio, Aline Patrícia Santos
Ortografia
É a parte da gramática normativa encarregada de estabelecer as regras do uso palavras e dos sinais de pontuação na escrita. A base da ortografia está composta por uma série de convenções estabelecidas por uma comunidade linguística. É notório que existem diversas línguas no mundo, por isso, os critérios utilizados para definir as convenções não são os mesmos, pois cada uma observa sobremaneira a sua própria linguagem. Por exemplo, no caso do espanhol, a fonética foi o critério predominante na hora de estabelecer suas regras, mas em línguas, como o inglês e o francês, a etimologia tem sido o critério empregado para defini-la. Dessa forma, a ortografia colabora para evitar confusões com as palavras homófonas, que têm a mesma pronúncia, mas escrevem-se de modo diferente, determinando, assim, um padrão formal de um texto escrito. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Ensino de ortografia e Sistema Braille: um estudo de caso
Martinez, Amanda Botelho Corbacho
Contribuições dos estudos em orthographia para a pedagogia
Araújo, Carla Jamille Cerqueira de
O Português quinhentista: estudos lingüísticos
Machado Filho, Américo Venâncio Lopes
Souza, Emília Helena Portella Monteiro de
Do português arcaico ao português brasileiro: outras histórias
Souza, Hirão Fernandes Cunha e
Coelho, Juliana Soledade Barbosa