N. 310 | 02 de abril de 2018

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

 

Confira os últimos trabalhos depositados na semana 26.03 a 01.04  

 

As competências de aprendentes de línguas do curso de licenciatura em letras espanhol da unead/uneb

Brito, Maria José Cerqueira

 

Chora garoto: a desconstrução das normas sociais masculinas

Barbosa, Ian Thommas de Almeida

 

Conhecimento da equipe de enfermagem sobre neurointensivismo em unidades de terapia intensiva

Ribeiro, Regina Neves

 

Expansão territorial do capital minerador estrangeiro: conflitos,resistências e enfrentamentos em Jacobina-BA

Rêgo, Juliana Freitas Guedes

 

Análise do tratamento cirúrgico em pacientes pediátricos portadores de epilepsia refratária: revisão sistemática

Moinhos, Guilherme Andrade

 

Fábula

É um gênero literário, fictício , que tende a ser um breve relato, o qual seu principal objetivo é refletir uma moral no fim de cada história. As principais características das fábulas são: conteúdo moralista, linguagem simples, história breve, em geral, nota-se animais como personagens, mas estes têm personalidade e comportamento semelhantes aos dos seres humanos. Assim, o nascimento das fábulas se deu na antiguidade greco-romana, quando os escravos pedagogos as empregavam para lhes ensinar condutas éticas a quem educavam. A partir do século XIX, a fábula, se transformou em um gênero popular. Alguns escritores de fábulas se destacaram: no século VI a.C, o grego Esopo, Fedro, que viveu entre 15 e 50 d.C, e o francês Jean de La Forntaine, que escreveu suas obras no século XVII. Já no Brasil, Monteiro Lobato recriou muitas fábulas além de Millôr Fernandes que também marcou esse cenário. Dessa forma, é notório que a fábula atue sobre o leitor dando uma perspectiva onde predomina os valores éticos e morais. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Teoria enunciativa e condições de produção: o entremeio teórico no discurso de fábulas millorianas

Madureira, André Luiz Gaspari

 

O Gênero Fábula: Um Estudo na Perspectiva Discursiva

Cruz, Clemilta Carneiro da

 

O processo retórico-discursivo na análise polifônica da constituição de fábulas millorianas

Madureira, André Luiz Gaspari

 

Latinitas: leitura de textos em língua latina. Fábulas mitológicas e esópicas, epigramas, epístolas

Sobrinho, José Amarante Santos

 

Drama decrouxiano: uma forma dramática para uma escritura mímica

Silva, Débora Conceição Moreira da

 
 

Lazer 

Sua etimologia é do latim ‘otium’,  que significa descanso. Trata-se dos momentos em que não se trabalha de forma obrigatória. O lazer pode estar relacionado ao esporte, atividades físicas e atividades culturais. Assim, são todas as atividades que dão prazer ao indivíduo sem que haja a obrigação laboral. Porém as exigências do mundo atual fazem do lazer um ato cada vez menos frequente, pois é muito comum pessoas venderem suas férias, trabalhar nos finais de semana para ganhar mais, além de crescer a quantidade de “workaholic”, conhecidos como viciados em trabalho. Contudo, estudos demonstram que o ser humano precisa de algum tempo livre para relaxar e descansar a mente. Hoje, é notório as consequências  sofridas em uma pessoa que não dispõe de lazer, o stress e as doenças psicológicas podem ser o reflexo disso. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

O direito ao lazer como paradigma (re)interpretativo emergente das normas trabalhistas

Santos, Rodrigo Maia

 

Estudos do Lazer no Brasil: apropriação da obra de Marx e Engels

Peixoto, Elza Margarida de Mendonça

 

Lazer, trabalho e educação: pressupostos ontológicos dos estudos do lazer no Brasil

Sá, Kátia Oliver de

 

Trabalho e lazer na metrópole: lugares e fluxos das diferentes classes sociais na região metropolitana de Salvador

Dias, Patrícia Chame

 

O lazer da juventude como prática de "liberdade" no bairro da Liberdade

 Leite, Disalda Mara Teixeira

 
 

Adolescência 

Sua origem é do latim, e seu significado literal é “crescer para”. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o período dos 10 aos 19 anos de idade. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define adolescência como o período compreendido entre os 12 e os 18 anos de idade. Contudo, o conceito de adolescência não engloba apenas idade e mudanças físicas, mas todo o processo de transformação psicológica e social. Assim, do ponto de vista biológico, a adolescência é marcada pelo início da puberdade com alterações dos órgãos sexuais, peso, altura e massa muscular. Entretanto, na perspectiva social, a adolescência é um período de preparação para os papéis sociais culturalmente adequados dos adultos, mas esses papéis variam de comunidade para comunidade. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Maternidade, desejo e gravidez na adolescência

Nascimento, Eliane Maria Vasconcelos do

 

Vivendo em contexto de violência: o caso de um adolescente

Lordelo, Lia da Rocha

Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt

Alcântara, Miriã Alves Ramos de

 

Uma experiência de aprendizagem mediada com adolescentes em uma escola pública de Salvador-Bahia

Oliveira, Joanna Angélica Carneiro

 

Adolescentes infratores: rede social e funcionamento familiar

Branco, Bianca de Moraes

Wagner, Adriana

Demarchi, Karina Adriani

 

Trabalho e escola: é possível conciliar? a perspectiva de jovens aprendizes baianos

Mattos, Elsa de

Chaves, Antônio Marcos