N. 310 | 02 de abril de 2018
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Confira os últimos trabalhos depositados na semana 26.03 a 01.04
As competências de aprendentes de línguas do curso de licenciatura em letras espanhol da unead/uneb
Chora garoto: a desconstrução das normas sociais masculinas
Barbosa, Ian Thommas de Almeida
Conhecimento da equipe de enfermagem sobre neurointensivismo em unidades de terapia intensiva
Fábula
É um gênero literário, fictício , que tende a ser um breve relato, o qual seu principal objetivo é refletir uma moral no fim de cada história. As principais características das fábulas são: conteúdo moralista, linguagem simples, história breve, em geral, nota-se animais como personagens, mas estes têm personalidade e comportamento semelhantes aos dos seres humanos. Assim, o nascimento das fábulas se deu na antiguidade greco-romana, quando os escravos pedagogos as empregavam para lhes ensinar condutas éticas a quem educavam. A partir do século XIX, a fábula, se transformou em um gênero popular. Alguns escritores de fábulas se destacaram: no século VI a.C, o grego Esopo, Fedro, que viveu entre 15 e 50 d.C, e o francês Jean de La Forntaine, que escreveu suas obras no século XVII. Já no Brasil, Monteiro Lobato recriou muitas fábulas além de Millôr Fernandes que também marcou esse cenário. Dessa forma, é notório que a fábula atue sobre o leitor dando uma perspectiva onde predomina os valores éticos e morais. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Teoria enunciativa e condições de produção: o entremeio teórico no discurso de fábulas millorianas
O Gênero Fábula: Um Estudo na Perspectiva Discursiva
O processo retórico-discursivo na análise polifônica da constituição de fábulas millorianas
Latinitas: leitura de textos em língua latina. Fábulas mitológicas e esópicas, epigramas, epístolas
Sobrinho, José Amarante Santos
Drama decrouxiano: uma forma dramática para uma escritura mímica
Silva, Débora Conceição Moreira da
Lazer
Sua etimologia é do latim ‘otium’, que significa descanso. Trata-se dos momentos em que não se trabalha de forma obrigatória. O lazer pode estar relacionado ao esporte, atividades físicas e atividades culturais. Assim, são todas as atividades que dão prazer ao indivíduo sem que haja a obrigação laboral. Porém as exigências do mundo atual fazem do lazer um ato cada vez menos frequente, pois é muito comum pessoas venderem suas férias, trabalhar nos finais de semana para ganhar mais, além de crescer a quantidade de “workaholic”, conhecidos como viciados em trabalho. Contudo, estudos demonstram que o ser humano precisa de algum tempo livre para relaxar e descansar a mente. Hoje, é notório as consequências sofridas em uma pessoa que não dispõe de lazer, o stress e as doenças psicológicas podem ser o reflexo disso. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
O direito ao lazer como paradigma (re)interpretativo emergente das normas trabalhistas
Estudos do Lazer no Brasil: apropriação da obra de Marx e Engels
Peixoto, Elza Margarida de Mendonça
Lazer, trabalho e educação: pressupostos ontológicos dos estudos do lazer no Brasil
O lazer da juventude como prática de "liberdade" no bairro da Liberdade
Adolescência
Sua origem é do latim, e seu significado literal é “crescer para”. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é o período dos 10 aos 19 anos de idade. Já o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) define adolescência como o período compreendido entre os 12 e os 18 anos de idade. Contudo, o conceito de adolescência não engloba apenas idade e mudanças físicas, mas todo o processo de transformação psicológica e social. Assim, do ponto de vista biológico, a adolescência é marcada pelo início da puberdade com alterações dos órgãos sexuais, peso, altura e massa muscular. Entretanto, na perspectiva social, a adolescência é um período de preparação para os papéis sociais culturalmente adequados dos adultos, mas esses papéis variam de comunidade para comunidade. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Maternidade, desejo e gravidez na adolescência
Nascimento, Eliane Maria Vasconcelos do
Vivendo em contexto de violência: o caso de um adolescente
Bastos, Ana Cecília de Sousa Bittencourt
Alcântara, Miriã Alves Ramos de
Uma experiência de aprendizagem mediada com adolescentes em uma escola pública de Salvador-Bahia
Oliveira, Joanna Angélica Carneiro
Adolescentes infratores: rede social e funcionamento familiar
Trabalho e escola: é possível conciliar? a perspectiva de jovens aprendizes baianos