N. 314 | 30 de abril de 2019
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Confira os últimos trabalhos depositados na semana 23.04 a 29.04
Panorama da socioeconomia solidária do território litoral sul da Bahia
Diretrizes para ZEIS V: Gamboa de baixo - parâmetros para um plano de urbanização
Requalificação urbana
É todo processo de transformação do espaço urbano com o objetivo de melhorias na condições de habitação dos moradores. As estratégias da requalificação envolvem ações relacionadas às vivências dos residentes além de valorizar o patrimônio. O objeto da requalificação é a melhoria da qualidade de vida da população. Assim, ela envolve as estratégias de acesso das pessoas ao espaço, a dinâmica social e economia. Por isso, na requalificação é possível englobar a renovação de um prédio, ou seja, uma mudança em grande escala, mas não com fins apenas estéticos, e sim, com fim nas necessidades da população daquele local. Todavia, uma nova função pode ser dada ao ambiente, mas sempre pensando em sua dinâmica e utilização popular. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Requalificação do castelinho e do seu entorno imediato - ponta porã-ms.
Silva, Eduardo Roberto Melo da
Restauração e requalificação da segunda fábrica da metalúrgica abramo eberle s/a – maesa
Dias, Ariane Pedrotti de Avila
Requalificação do Conjunto Urbanístico da Rua do Comércio, no bairro do Centro em Maceió/AL
Requalificação da Antiga Estação Rodoviária de Salvador
Freire, Raquel Neimann da Cunha
Prospecção geofísica
Prospecção geofísica ou exploração geofísica são métodos e/ou técnicas empregadas para localizar e calcular o valor econômico das jazidas minerais e petrolíferas, zonas favoráveis à circulação de águas subterrâneas, além de colaborar no que diz respeito à implantação de obras de engenharia civil. Elas são utilizadas em áreas como a Hidrogeologia, Arqueologia e Engenharia Civil. Dentre os diversos métodos de prospecção geofísica, destacam-se a sísmica, a elétrica, a gravimétrica e a magnética. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Zambrano, Francisco Henry Cabrera
Migração pré-empilhamento através das equações de ondas unidirecionais com amplitude verdadeira
Modelagem sísmica viscoelástica de modelos de reservatórios bidimensionais
Chuva
É um fenômeno natural que ocorre com a precipitação da água das nuvens para a terra. Esta queda de água pode ser produzida por diversos fatores, resultando em tipos de chuvas diferentes. A chuva de convecção é formada a partir da movimentação ascendente do ar quente, levando com ele a umidade da superfície, e o deslocamento descendente do ar frio, devido sua densidade. Já a chuva frontal é resultante do encontro entre duas massas de ar: uma fria e seca e outra quente e úmida, no qual o ar quente sobe e se inicia o processo de condensação e precipitação. E, a chuva orográfica ocorre quando o massa de ar úmido tem sua passagem impedida por um relevo íngreme umidade do ar some e faz com que ele se apresente mais seco. Tal fenômeno meteorológico é essencial para a existência dos seres vivos, pois as chuvas são responsáveis pela irrigação natural do solo. Entretanto, chuvas fortes podem causar grandes complicações como enchentes e tal potência pode alterar de maneira permanente o espaço físico. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Variabilidade das chuvas em Salvador e suas possíveis tendências espaço-temporais
Influencia do regime de chuvas na ocorrência do dengue em municípios brasileiros, 2002 a 2006.
Características agronômicas e eficiência do uso da chuva em cultivares de sorgo no semiárido
Estudo da influência do spray marinho na salinização das águas do semi - árido baiano