N. 369 | 16 de junho de 2020
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Diálogos sobre educação em direitos humanos e a formação de jovens e adulto
Silva, Aida Maria Monteiro
Costa, Graça Santos
Lima, Isabel Maria Sampaio Oliveira
Entre o corpo do ator/performer e o espaço urbano: um teatro performativo
A dimensão estética e a experiência sensível do corpo na mediadance
Barbosa, Francisco Mário Fagundes
Barbosa, Elaine Cristina Cambuí
Vasconcelos, Rodrigo Nogueira de
Síndrome Metabólica
É uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo. Tem como base a resistência à ação da insulina, o que obriga o pâncreas a produzir mais esse hormônio. A Síndrome Metabólica é caracterizada pela associação de fatores de risco para as doenças cardiovasculares (ataques cardíacos e derrames cerebrais), vasculares periféricas e diabetes. O diagnóstico leva em conta as características clínicas (presença dos fatores de risco) e dados laboratoriais. A maioria das pessoas que tem a Síndrome Metabólica sentem-se bem e não tem sintomas. Entretanto, elas estão na faixa de risco para o desenvolvimento de doenças graves, como as cardiovasculares e o diabetes. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Melo, Elizabeth Regina Torres Felipe de
Baixo peso ao nascer e sua relação com obesidade e síndrome metabólica na infância e adolescência
Mattos Barros Oliveira, Luciana
Fonseca, Gisele Almeida Amaral
Ferrari, Carlos Kusano Bucalen
Efeitos do método pilates solo nos componentes da síndrome metabólica em mulheres
Metadados
O prefixo “Meta” vem do grego e significa “além de”. Assim, metadados são informações que acrescem aos dados e que têm como objetivo informar-nos sobre eles para tornar mais fácil a sua organização. Um item de um metadado pode informar do que se trata aquele dado numa linguagem inteligível para um computador. Os metadados têm a função de facilitar o entendimento dos relacionamentos e evidenciar a utilidade das informações dos dados. Praticamente todos os dispositivos digitais geram metadados a partir do uso que fazemos. Ao fazer login em um site de redes sociais ou de compras, várias informações são registradas além daquelas que foram escritas pelo usuário, por exemplo, o endereço IP, o nome e versão do navegador, horário exato de entrada e saída, bem como outros detalhes sobre os cliques feitos durante a navegação. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Assis, Diana Paula de Oliveira
Santos, Gustavo Pinho Gomes dos
Ouvido musical: explorando metadados em um sistema de recomendação de músicas
Menezes, Maria do Carmo Vianna de
Medo
É um sensação que surge perante a mínima percepção de um perigo ou dano. Ele pode caracterizar-se pela realização de fuga, afastamento de uma situação, tensão ou ainda ações bruscas de reação. No corpo humano, quando a amígdala percebe o medo, o corpo produz manifestações físicas imediatas como: o aumento da pressão arterial, o acréscimo da glicose no sangue e o coração bombeia com maior intensidade. Contudo, o medo faz parte de uma rede complexa que inclui não só as questões e consequências fisiológicas, mas também as psíquicas. Assim, para Sigmund Freud, existem dois tipos de medo: o neurótico, que é aquele em que a intensidade do ataque não corresponde com uma intensidade de perigo real, enquanto que no temor real, a dimensão do medo corresponde à intensidade da ameaça. O transtorno de estresse pós-traumático, é um exemplo da conexão entre a psique e o comportamento após uma situação de medo muito traumática, e pode ser tratado com diferentes tipos de psicoterapia, bem como medicamentos para tratar os sintomas. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:
Arquitetura do medo em Fortaleza
Aragão, Antonio Caetano Teixeira Paz
Medo, esperança, desamparo: por uma política dos afetos
Machado, Ramom Pereira da Silva