N. 378 | 18 de agosto de 2020
Caracterização petrográfica do Palasito Quijingue: uma reavaliação a partir da mineralogia principal
O Memorial A Casa do Rio Vermelho: a atuação de Zélia Gattai na base do museu-casa
O barroco, a arquitetura e a cidade nos séculos XVII e XVIII
Esteriótipos, preconceito e discriminação: perspectivas teóricas e metodológicas
Planejamento Familiar
São o conjunto de ações e serviços que têm, como finalidade, contribuir para a saúde da mulher, da família e da criança. O planejamento familiar pode envolver a consideração do número de filhos que uma mulher deseja ter, incluindo a opção de não ter filhos, bem como a idade em que ela deseja tê-los e o espaçamento entre o nascimento dos filhos. Essas questões são influenciadas por fatores externos, como a situação conjugal, considerações de carreira, posição financeira e quaisquer deficiências que possam afetar a capacidade de ter filhos e criá-los. Outros aspectos do planejamento familiar incluem educação sexual prevenção e manejo de infecções sexualmente transmissíveis, aconselhamento e manejo pré-concepção e da infertilidade. O planejamento familiar, conforme definido pelas Nações Unidas e pela Organização Mundial da Saúde, abrange os serviços que antecedem a concepção. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Circunstâncias da ocorrência de gravidez não planejada em mulheres adultas
Silva Júnior, Joaquim Custódio da
Região Metropolitana de Salvador
Também conhecida como Grande Salvador e pela sigla RMS, foi instituída pela lei complementar federal número 14, de 8 de junho de 1973. Com 3 929 209 habitantes segundo a estimativa para 2019 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), passa a ser a segunda maior aglomeração urbana do Nordeste brasileiro (segundo o Censo de 2010), e a sétima do Brasil, além de ser a 109.ª mais populosa do mundo (dado de 2007). Concentrando exatamente 44% do PIB estadual em 2017, é também a metrópole mais rica do Norte-Nordeste. Compreende os municípios de Camaçari, Candeias, Dias d'Ávila, Itaparica, Lauro de Freitas, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, Salvador, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho e Vera Cruz. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Desigualdades raciais no mercado de trabalho da Região Metropolitana de Salvador
Nascimento, Jorge Emanoel Oliveira
Gestão municipal versus gestão metropolitana: o caso da cidade de Salvador
Fernandes, Antônio Sérgio Araújo
Silva, Sylvio Carlos Bandeira de Mello e
Carvalho, Inaiá Maria Moreira de
É um retrovírus da mesma família do HIV (causador da aids), que infecta a célula T humana, um tipo de linfócito importante para o sistema de defesa do organismo. Ele foi isolado, em 1980, no portador de um tipo raro de leucemia e é mais prevalente em certas regiões geográficas específicas, como Japão, Caribe e alguns países africanos. No Brasil, representa um problema de saúde pública, apesar de o número de pessoas infectadas ser proporcionalmente baixo. Existem dois tipos desse vírus: o HTLV-1 e o HTLV-2. O primeiro está associado a doenças neurológicas graves e degenerativas (paraparesia espástica tropical) e hematológicas, como a leucemia e o linfoma de células T humana do adulto (ATL). Polimiosites, poliartrites, uveítes e dermatites são enfermidades que parecem relacionadas com esse tipo de vírus. A maioria das pessoas infectadas pelo HTLV não apresentam sinais e sintomas durante toda a vida. Dos infectados pelo HTLV, 10% apresentarão algumas doenças associadas a esse vírus. O tratamento é direcionado de acordo com a doença relacionada ao HTLV. A pessoa deverá ser acompanhada nos serviços de saúde do SUS e, quando necessário, receber seguimento em serviços especializados para diagnóstico e tratamento precoce de doenças associadas ao HTLV. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:
Gaspar-Sobrinho, Fernando Pena
Cruz Filho, Álvaro Augusto Souza da
Ramos, Eduardo Antônio Gonçalves
Avaliação da gravidade da periodontite crônica na infecção pelo HTLV-1
Cunha, Tiago de Morais Alves da