N. 394 | 08 de dezembro de 2020

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
 
Os últimos trabalhos depositados na semana 01.12 a 08.12 

 

Precarização do trabalho docente na educação a distância         

Melo, Maria Geruza Freitas   

 

Orçamento empresarial e planejamento estratégico           

Andrade, Inacilma Rita Silva           

 

Encontros e conexões em design de interiores e ambientes          

Hernández, Maria Herminia Olivera          

 

Música inclusiva: estratégias composicionais conectadas ao uso do público, em obras musicais de Ernst Widmer, Luiz Carlos Lessa Vinholes e Gilberto Mendes

Viana, Andersen              

 

Sustentabilidade técnica de software acadêmico no domínio de ferramentas de análise estática        

Costa, Joenio Marques da     

 

Aprendizagem organizacional

Em Administração, é o alcance de novos conhecimentos de forma variável e constante sob as dinâmicas e demandas empresariais, seja de maneira direta ou indireta, seja ela dentro ou fora das empresas. O processo vivenciado pelas organizações em termos de mudanças para a competitividade caracteriza-se, cada vez mais, por mudanças rápidas, profundas e abrangentes em contraste às transformações evidenciadas na década passada, quando o diferencial competitivo centralizava-se na questão do preço e qualidade do produto. O conceito de aprendizagem organizacional baseia-se em várias disciplinas como psicologia, administração, sociologia e antropologia e é extremamente importante para ampliar os conhecimentos dentro da empresa. Esse processo de ampliação dos conhecimentos acontece de forma contínua e pode gerar novos conhecimentos ou aprimorar outros, além de que, quando aplicado em benefício da organização, se torna uma vantagem competitiva. A aprendizagem organizacional está estritamente ligada à aprendizagem individual, que é o processo pelo qual habilidades, valores, conhecimentos ou comportamentos individuais são adquiridos ou modificados. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:                         

 

Aprendizagem organizacional: potencialidades e limites do uso de metáforas         

Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz

Neris, Jorge

         

 

Aprendizagem organizacional e desempenho: o que podemos aprender dessa relação?          

Souza, Elisabeth Regina Loiola da Cruz

Leopoldino, Cláudio Bezerra

   

 

O processo de aprendizagem organizacional no desenvolvimento de sistemas web: um estudo de caso da fiocruz   

Simplício, João Paulo dos Santos

 

A reflexividade intensiva na aprendizagem organizacional: uma autoetnografia de práticas em uma organização educacional           

Davel, Eduardo Paes Barreto

Oliveira, Cybele Amado de

   

 

Aprendizagem organizacional em cadeias de suprimento de sistemas complexos de produção: estudo de caso da Embraer

Fontes, Susane Sousa    

 

Crise econômica

É um período de escassez do nível de produção, da comercialização e do consumo de produtos e serviços. A economia é cíclica, ou seja, combina etapas de expansão (ou crescimento) com fases de contração (ou estagnação). Essa sucessão de flutuações compõe os chamados ciclos econômicos. No caso das crises econômicas, o contexto é negativo, abrangendo cenários de recessão e depressão. As crises econômicas são classificadas conforme a sua intensidade, sendo que podem existir dois tipos diferentes de crise: a recessão econômica (menos intensa) e a depressão econômica (mais intensa). A recessão econômica se caracteriza como uma crise econômica mais curta, sendo declarada assim que um determinado país apresenta queda no PIB por mais de dois trimestres consecutivos. Já a depressão econômica é mais severa e duradoura, representando uma queda ainda mais acentuada da economia por um período mais longo (não raro, chegando a 4 anos de retração). A mais famosa delas provavelmente é a Grande Depressão, que assolou os Estados Unidos (e o restante do mundo, por tabela) ainda na primeira metade do século passado. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:                  

 

Endogeneidade da moeda e crises capitalistas na visão de Steve Keen       

Barbara, Mauricio      

 

Shadow banking e a crise de 2008: estudo de caso de instituições financeiras americanas        

Almeida, Victor Bastos        

 

A crise imobiliária dos Estados Unidos (2007): uma análise a partir da hipótese da fragilidade financeira de Minsky         

Barbosa, Naian Alderete           

 

Atual crise financeira internacional: Brasil e políticas adotadas

Prack, René Marco Santos               

 

Acumulação financeira e crise: a experiência brasileira recente        

Miranda Filho, Carlos Ramos            

 
 
Paradoxo

Sua etimologia é do latim (paradoxum) e do grego (paradoxos), formado por “para” (contrário) e “doxum” (opinião), portanto, significando opinião contrária ao que é considerado válido socialmente. Paradoxo é uma figura de linguagem que demonstra supostamente algo, mas traz uma contradição lógica. Por isso, toda uma concepção que se contradiz em sua própria estrutura é considerada paradoxal. Apesar de apresentar raciocínio ilógico, os paradoxos apresentam significados importantes dentro de um determinado contexto, sendo, deste modo, compreensível. No Ocidente, há um paradoxo muito conhecido de Luís Camões: “O amor é ferida que dói e não se sente”. Se realizado o exame literal de cada palavra, percebe-se uma incoerência lógica, contudo o conjunto da frase e do poema revelam os valores do amor, um sentimento que manifesta muitas vezes as contradições. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:       

 

Ironia, Paradoxo e Poiésis: À Experiência da Libertação no texto de Rosiano          

Brito, Irney Costa   

       

Porto Júnior, Wellington Luiz Pinele      

 

Do sólido ao fluido: contradição organizacional e paradoxo na reconstrução de identidade         

Ghadiri, Djahanchah (Sacha) P.

Davel, Eduardo Paes Barreto

        

 

O paradoxo do turismo no Vale do Capão: olhar antropológico sobre uma nova ruralidade brasileira       

Pellissier, Yann