N. 406 | 06 de abril de 2021
Restauração do Palacete São Cornélio : conceitos para transformação do ambiente construído
Cuidado em perspectiva: a prática de prevenção do suicídio à distância
Barreto, Monica Isabela de Cerqueira
Pires, Leonne Francisco Ribeiro
Metalurgia
Ciência dos materiais e ramo da engenharia que se ocupa da fabricação de metais e suas ligas, com ênfase no estudo das reações químicas e físicas que participam desse processo. A metalurgia engloba um conjunto de técnicas, desde a extração até a fabricação e fundição dos metais. Atualmente, a metalurgia tem participado no avanço de diversas áreas como estudos de nanotecnologia, supercondutores, materiais biomédicos, materiais eletrônicos e na engenharia de superfícies. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Costa, Ângela Cristina Andrade
A face feminina do complexo metal-mecânico: mulheres metalúrgicas no norte e nordeste
Sardenberg, Cecília Maria Bacellar
Santos, José Rafael de Lima Xavier
Português Arcaico
Língua românica que se originou do latim vulgar e se desenvolveu na Península Ibérica, no século VIII. Também conhecido como galego-português, é o idioma próprio das poesias trovadorescas da Idade Média, tendo sido falado em Galiza, Portugal e nos reinos vizinhos de Leão e Castela durante esse período. Atualmente, possui dialetos por toda faixa ocidental da Península Ibérica, como as variedades das Astúrias, Bierzo, Portelas, de Xálima, das Terras de Alcântara, de Olivença e de Barrancos. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Sobrinho, José Amarante Santos
Um enfoque construcional sobre as formações X-eir-: da origem latina ao português arcaico
Sampaio, Lisana Rodrigues Trindade
Machado Filho, Américo Venâncio Lopes
Ciência que lida com a proteção e melhoria da saúde de uma população por meio de esforços comunitários organizados. O conceito e as práticas de saúde pública surgem paralelamente à ascensão do Estado capitalista na Europa, no século XIX. A saúde pública, como a conhecemos hoje, funciona por meio de uma estrutura governamental burocrática responsável por controlar, orientar, planejar e executar ações que promovam a saúde física e mental, a educação para a higiene pessoal, a organização dos serviços médicos e o prolongamento da qualidade de vida. Estão inclusos nesses esforços a medicina preventiva, as ciências sociais e a ciência sanitária. No Brasil, a Lei Federal n. 8.080, de 1990, regulamenta o Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, mais de 70% da população depende diretamente desse sistema. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:
Evolução do financiamento da saúde pública no Brasil 1988-2004
Iriart, Jorge Alberto Bernstein Iriart
Magalhães, Poliana Rebouças de
Rocha, Ana Angélica Ribeiro de Meneses e