N. 427 | 31 de agosto de 2021
Guedes, Thaianne Rodrigues da Silva
Santos, Valmore Henrique Pereira dos
Dor crônica
Condição persistente que causa dor ao paciente para além do prazo esperado de recuperação, geralmente decorrente de uma doença, trauma ou ferimento anterior. Indivíduos que sofrem de dores crônicas podem experienciar um incômodo constante ou recorrente, a depender da origem da dor. Neuropatias, úlceras, artrite, endometriose, câncer e dores na lombar são exemplos de condições que podem se tornar fontes de dores crônicas. A dor é um sinal elétrico transmitido ao cérebro a partir dos diversos nervos espalhados pelo corpo humano. Medicamentos podem ser utilizados para bloquear a comunicação do estímulo de dor ao cérebro, mitigando a sensação negativa, mas a persistência de dores crônicas têm um grande impacto na saúde física, emocional e mental do paciente. A dor pode dificultar ou impedir que ele realize suas atividades cotidianas de trabalho e lazer, alimentando um ciclo vicioso de dor, desgaste e baixa auto-estima. Por isso, a síndrome de dor crônica também é frequentemente acompanhada de sintomas de ansiedade e depressão. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Validade da escala hospitalar de ansiedade e depressão em pacientes com dor crônica
Castro, Martha Moreira Cavalcante
Neves, Susana Carolina Batista
Daltro, Carla Hilário da Cunha
Scippa, Ângela Marisa de Aquino Miranda
"Circuloterapia": uma metáfora para o enfrentamento da dor crônica em duas clínicas de dor
Pinheiro, Eurália Silva dos Santos
Variação linguística
Fenômeno que engloba as diferentes formas de manifestação da fala dentro de uma mesma língua, sendo elas moldadas por fatores sociais, culturais, regionais e históricos, além de questões econômicas e de faixa etária. Estudada pela sociolinguística, ramo que investiga a relação entre a língua e a sociedade, sobretudo como uma molda a outra em situações reais de uso, o conjunto das mudanças propostas pela variação linguística pode, ao longo de anos, resultar na evolução de um idioma. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Variação linguística: criança na mão, escola na contramão
Sobrinho, José Amarante Santos
Crenças e Atitudes Linguísticas: Aspectos da Realidade na Tríplice Fronteira
Tecnologia interativa que permite sobrepor um ambiente digital a um ambiente físico real, utilizando, por exemplo, a câmera e a tela de um celular ou tablet. Ela possui três características principais: a sobreposição de elementos reais e virtuais; a renderização desses dois tipos de objetos em 3D; e a interação em tempo real para o usuário. A realidade aumentada é diferente da realidade virtual. A segunda busca substituir ou mascarar o ambiente real com uma simulação e a primeira busca apenas alterar a percepção do usuário em relação ao mundo real, gerando uma realidade mesclada ou mediada por computador. A realidade aumentada já está sendo utilizada em diversos aplicativos, como os de algumas lojas que permitem que o usuário prove roupas e acessórios durante uma compra online e alguns jogos que inserem personagens digitais nas paisagens do mundo real através da visão da câmera dos celulares. Além desses usos, a inserção da realidade aumentada em outros campos acadêmicos e setores comerciais está em fase de teste e estudo, graças ao enorme potencial imersivo da tecnologia. Ela pode ser utilizada para aprimorar sistemas de navegação, auxiliar na realização de cirurgias e permitir que historiadores visualizem modelos restaurados de construções antigas e ruínas in situ. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:
Macedo, Márcio Cerqueira de F.
Apolinário Júnior, Antonio Lopes
Souza, Antonio Carlos dos Santos
A multi-view environment for markerless augmented reality
Almeida, Caio Sacramento de Britto
Santos, Luiz Claudio Machado dos
Calmon, Jairo Henrique dos Santos
Memórias soteropolitanas: resgatando a memória de Salvador através de realidade aumentada