N. 432 | 19 de outubro de 2021
A província kimberlítica nordestina: petrografia e mineralogia
Santos, Ivanara Pereira Lopes dos
A saúde dos profissionais de saúde no enfrentamento da pandemia de Covid-19
Teixeira, Carmen Fontes de Souza
Pinto, Isabela Cardoso de Matos
Efeito da adição do glicerol na eletrodeposição do cobre em substrato de aço
Feijão
Pertencente ao grupo das angiospermas, o feijão é uma semente que, quando germinada, produz uma planta denominada feijoeiro. Muito consumido na culinária nacional e em pratos típicos de outros países da América Latina, o feijão é um tipo de vagem rica em ferro, vitaminas do complexo B e fibras, com um alto valor nutritivo quando comparado ao seu teor calórico. Segundo os dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Paraná, Minas Gerais e Bahia são os estados brasileiros que mais cultivam feijão, somando quase 50% da produção nacional entre si, e o Brasil é o maior produtor mundial de feijão comum (Phaseolus vulgaris). Grande parte dos pratos típicos do país têm o feijão como ingrediente principal, como, por exemplo, o acarajé, cuja massa é feita à base de feijão-fradinho, e a feijoada. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Estudo agroclimatológico do feijão Phaseolus vulgaris aplicado à Bacia Hidrográfica do Rio Una-BA
Análise da convergência da produtividade de feijão no Brasil no período de 2003 a 2012
Santana, Rui Barboza de Oliveira
Divergência genética em feijão-caupi
Cruz, Elizangela Mércia de Oliveira
Rocha, Moema Angélica Chaves da
Korn, Maria das Graças Andrade
O crédito rural e suas influências sobre os pequenos produtores de feijão de Tucano
Minerais
Substância sólida e geralmente cristalina que origina-se em ambientes geológicos a partir de componentes inorgânicos que sofreram determinadas reações químicas e físicas. Os minerais surgem de forma natural na crosta terrestre e em outros corpos celestes, a exemplo de alguns planetas no nosso sistema solar. Eles são nomeados não apenas de acordo com a sua composição química, mas também a sua estrutura cristalina, podendo materiais de mesma composição química constituírem minerais diferentes devido a sua estrutura. Esse é o caso do grafite e do diamante, ambos compostos por carbono. Alguns exemplos de minerais são: calcita, fluorita, lazurita, selenita, halita e quartzo. Os minerais pertencem ao campo de estudo da mineralogia e podem ser classificados de acordo com suas propriedades físicas (cor, brilho, traço, clivagem, fractura, dureza, densidade, tenacidade e magnetismo) ou químicas (silicatos, carbonatos, sulfatos, halóides, óxidos, sulfetos e fosfatos). No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Produção de molibdênio metálico a partir da molibdenita de Carnaíba (Bahia)
Efeito dos argilo-minerais do solo na matéria-prima dos sistemas construtivos com solo-cal
Atos que atentem gravemente contra a lei e a ordem pública, ocorram em espaços urbanos e ofereçam risco para a segurança, saúde e boa convivência dos cidadãos. Alguns fatores que fomentam ou agravam a violência urbana são: racismo estrutural, misoginia, homofobia, transfobia, exclusão socioeconômica, infraestrutura precária, baixa qualidade de vida e desemprego. Existem diversos tipos e graus de violência, entre elas destacam-se a violência física (homicídios, roubos, latrocínios e lesões corporais) e a violência psíquica (abandono, preconceitos raciais, religiosos e sexuais). No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:
Violência urbana: uma análise dos conceitos de professores do ensino fundamental