N. 436 | 23 de novembro de 2021
Musicenafro na escola: sistematização de uma proposta pedagógica negrorreferenciada em teatro
Santos, João Victor Soares dos
Para que serve a biblioteca pública?: novas configurações para o século XXI
Uribe, Alvaro Luis Enrique Adriazola
Branqueamento de corais
Resposta biológica natural de defesa contra o estresse térmico que pode, em situações extremas, levar à morte dos corais. Esse fenômeno tem se tornado cada vez mais frequente e preocupante devido aos efeitos do aquecimento global e da mudança climática. O branqueamento dos corais ocorre devido à perda de microalgas fotossintetizantes chamadas zooxantelas. Além de conferir a coloração típica dos corais, as zooxantelas também são responsáveis pela sua produção energética, mas, quando submetidas a altas temperaturas, elas produzem compostos nocivos e precisam ser expelidas. Sem as algas, os corais tornam-se incapazes de se alimentar e, a depender da duração da alteração térmica, podem se recuperar ou morrer. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Onda de calor altera mudança de fase em recife de coral
Rocha, Lucas Sarmento Neves da
Avaliação do Impacto do Branqueamento no Potencial Construtor de uma Comunidade de Corais
Documentação
Ato ou processo de documentar um evento, objeto ou pessoa. Enquanto conceito da Ciência da Informação, a documentação como um método científico de registro, amparada pelos valores de objetividade e neutralidade, tem sua origem nos estudos do alemão Leopold von Ranke. O documento busca narrar um acontecimento ou personagem histórico em um suporte para consulta posterior. Com o avanço dos estudos historiográficos, passou a entender-se por documentação um processo subjetivo e interpretativo, inerentemente externo ao objeto que busca-se registrar. Segundo autores relevantes do campo, o documento constitui um monumento ou objeto de memória com vida social e biografia própria. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse assunto, entre os quais:
Nogueira, Fabiano Mikalauskas de Souza
Resíduos sólidos provenientes do processo de beneficiamento de minérios na atividade de mineração. O beneficiamento consiste na separação de um minério, por exemplo, minério de ferro, da areia e outros materiais considerados minérios pobres, isto é, que não possuem valor comercial. Geralmente, buscando-se uma redução de custo, as empresas mineradoras depositam esses rejeitos em um reservatório ou barragem. No Brasil, duas barragens romperam na história recente causando enormes danos humanos e ambientais, em Minas Gerais: a barragem de Mina Córrego do Feijão (2019) em Brumadinho, e a barragem de Fundão (2015) em Mariana. No RI/UFBA, você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre esse tema, entre os quais:
Fonseca, Marcus Nicholas Esquivel
Santos, Aldeneidiane Santana dos
Caracterização e lixiviação do rejeito da usina de flotação de níquel da Mineração Mirabela