N. 58 | 03 de setembro de 2013

 

O seu trabalho pode ser divulgado na próxima edição do Alerta! Deposite-o no RI UFBA.

 

N. 58 | 03 de setembro de 2013

 

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.

 

PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A prática da educação física consiste na valorização e promoção à saúde, e à capacidade física através da prática de exercícios corporais. O responsável pela execução, organização e supervisão de programas voltados para desenvolvimento de atividades físicas é o profissional bacharel ou licenciado em Educação Física. Este pode atuar principalmente em escolas, clubes, academias, além de atuar como personal trainer. Comemora-se em 1º de setembro o dia desse profissional. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Formação de professores de educação física: diretrizes para a formação unificada

Taffarel, Celi Neuza Zulke

 

Ação pedagógica de professores de educação física em turmas inclusivas

Duarte, Leonardo de Carvalho

 

Educação física e saúde: um problema histórico-critico

Taffarel, Celi

 

Formação de Professores de Educação Física: estratégia e táticas

Taffarel, Celi

Lacks, Solange

Santos Júnior, Cláudio

 

O estágio supervisionado no curso de educação física da UEFS: realidade e possibilidades

Rodrigues, Raquel Cruz Freire

 

AMAZÔNIA

Termo utilizado para designar o bioma que representa dois quintos da América do Sul e a metade do território brasileiro. Considerada a maior floresta tropical, englobando a maior bacia hidrográfica do mundo, a Amazônia possui uma biodiversidade muito rica, formando um ecossistema autossustentável. O clima da região é úmido e quente, com chuvas durante todo o ano. A cultura amazônica teve como matriz os saberes nativos indígenas, base para o desenvolvimento do transporte, da habitação, dos cuidados com a alimentação e a saúde, da dança, entre outros. Com o intuito de conscientizar a população sobre a importância da floresta amazônica para o meio ambiente, institui-se em 5 de setembro como sendo o dia da Amazônia. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

A Amazônia no cinema paraense: tensões entre o global e o local

Lins, Alexandre Sócrates Araujo de Almeida

 

A dança na realidade amazônica: Um estudo de caso da articulação da dança no programa de formação e valorização de profissionais da educação – PROFORMAR

Sampaio, Maria

 

Transtornos psiquiátricos em pacientes diabéticos tipo 2 em distrito docente assistencial de Rio Branco – Acre

Clavijo, Milagros

Carvalho, José Joaquim

Rios, Márcio

Oliveira, Irismar Reis de

 

Diversidade de abelhas (Hymenoptera: Apoidea) em uma área de transição Cerrado-Amazônia

Santos, Florisvaldo Mesquita dos

Carvalho, Carlos Alfredo Lopes de

Silva, Rejane Ferreira

 

“Nossos intelectuais e os chefes de mandinga”: repressão, engajamento e liberdade de culto na Amazônia (1937-1951)

Leal, Luiz Augusto Pinheiro

 

BIÓLOGO

Profissional responsável pelo estudo dos seres vivos, sua morfologia, histologia, citologia, fisiologia e patologia. Além de atuar como professor em escolas públicas ou privadas, pode ainda formular e elaborar estudos, projetos ou pesquisas científicos nos vários setores da Biologia ou a ela ligados, inclusive os que se relacionem à preservação, saneamento e melhoramento do meio ambiente. O dia 3 de setembro é dedicado ao biólogo. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Genética humana: sociedade, saúde educação

Santos, Maria Concepción Novoa

 

As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia

Quadros, Ana Luiza de
Silva, Dayse Carvalho da
Andrade, Frank Pereira de
Silva, Gilson de Freitas
Aleme, Helga Gabriela
Oliveira, Sheila Rodrigues

 

Gênero em biologia no ensino médio: uma análise de livros didáticos e discurso docente

Dissertações de Mestrado (PPGE)

Pinho, Maria José Souza

 

As práticas educativas e seus personagens na visão de estudantes recém-ingressados nos cursos de Química e Biologia

Quadros, Ana Luiza de

Silva, Dayse Carvalhoda

Andrade, Frank Pereira de

Silva, Gilson de Freitas

Aleme, Helga Gabriela

Oliveira, Sheila Rodrigues

 

 

Alerta circula semanalmente, às terças feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (EDUFBA) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Keyla Sousa Santos,  Daniele Monteiro Bezerra de Menezes e Vítor Gabriel dos Santos (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional).O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (EDUFBA). A divulgação está a cargo de Daniele Marques Lima (estagiária da EDUFBA).

 repositorio@ufba.br.