N. 77 | 14 de janeiro de 2014
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
LIBERDADE DE CULTO
É o direito de escolha de religião ou crença e de se ¬manifestar através do ensino isolado ou coletivamente, em público ou particular. Ela garante, especialmente, a participação em atos litúrgicos que uma religião pratica ou na qual encontra expressão, e equivale também, no sentido oposto, à liberdade de não participar de qualquer crença. Mesmo fazendo parte da Declaração dos Direitos Humanos e sendo lei em vários países, ainda existe a intolerância religiosa em alguns, dentre eles: China, Paquistão, Irã e Arábia Saudita. No dia 7 de janeiro comemora-se o Dia da Liberdade de Cultos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Um cântico novo: a música congregacional da Primeira Igreja Evangélica Batista de Maceió
● Um estudo sobre os sonhos do Candomblé
Leite, Luiz Felipe de Queiroga Aguiar
● O dano moral decorrente da ofensa a liberdade religiosa dos adeptos das religiões de matriz africana
LEITOR
Pessoa que pratica a leitura, nos mais diversos formatos. Cada leitor inevitavelmente traz todo seu conhecimento e sua experiência de vida para a leitura de qualquer texto. Isso tem influência na forma como os leitores reagem ao conteúdo que leem. Ainda que todos compreendam o enredo da narrativa de um livro de forma semelhante, cada leitor encontra um significado pessoal sobre sua leitura. A imaginação de cada um é o elemento catalisador que dá vida às palavras que um autor escreve. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● A leitura estar no mundo e a constituição do sujeito leitor
Spannenberg, Ana Cristina Menegotto
● O leitor na notícia: participação no jornalismo, normatização e alargamento do campo mediático
● Histórias de leitura na terceira idade: memórias individuais e coletivas
● Biblioteca de caráter público e práticas leitoras
POVOS INDÍGENAS
Designados como nativos que habitam seu país antes do período da colonização. Entre os indígenas não há classes sociais, todos têm os mesmos direitos. Se alimentam através da caça, pesca e agricultura. Após a colonização e o convívio com o homem branco, algumas tribos foram perdendo um pouco da sua cultura; houve também a diminuição desses povos devido às brigas e às doenças que adquiriram. Mesmo após esse contato e a integração de alguns com essa nova sociedade, no Brasil podemos encontrar algumas tribos que conseguiram manter sua cultura e pouquíssimo contato com o homem branco. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
● Conquista e dominação dos povos indígenas: resistência no Sertão dos Maracás (1650-1701)
● Ser pataxó: educação e identidade cultural
Oliveira, Augusto Marcos Fagundes
● Megaeventos e Reivindicações dos Povos Indígenas da Bahia
● Da catequese à civilização: colonização e povos indígenas na Bahia (1750-1800)
Alerta circula semanalmente, às terças-feiras, sob a coordenação de Flavia Garcia Rosa (Edufba) e Rodrigo Meirelles (RI/PROPCI). A execução está a cargo de Bernardo Machado, Évila Santana Mota (estagiários do Repositório Institucional). A revisão é de Tainá Amado (estagiária do Repositório Institucional). O design gráfico é de Gabriela Nascimento e Laryne Nascimento (Edufba). A divulgação está a cargo de Daniele Marques Lima (estagiária da Edufba).