N.144 | 2 de Junho de 2015

Nova seção no Alerta

DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Em busca do diálogo entre as Ciências

 

A seção Diálogos se destina a fomentar a interação entre pesquisadores/autores, de distintas áreas do conhecimento, que disponibilizam o conteúdo de sua produção no Repositório Institucional da UFBA. Boa leitura!

 

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.

 

DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Em busca do diálogo entre as Ciências

 

A professora Marcia Paraquett (MP) do Instituto de Latras da UFBA dialoga com a professora Maria Carmem Jacob (MC) da Facculdade de Comunicação da UFBA.

 

(MP) Lendo o teu artigo publicado em Bourdieu e os estudos de mídia: campo, trajetória e autoria (2014, Edufba), somos levados a pensar nos interesses que envolvem a produção das telenovelas brasileiras, pois, por um outro, estariam os interesses estéticos e poéticos, enquanto por outro, os interesses comerciais dos agentes e das instituições envolvidas. Pergunto: tomando como referência as telenovelas de maior audiência (as das 9 da noite na rede Globo), que lado da balança tem pesado mais? Elas são mais estéticas/poéticas ou um produto comercial?

 

(MC) O que a perspectiva teórica adotada busca promover é a nossa capacidade de perceber de que modo estas dimensões estão entrelaçadas. Ajuda-nos a compreender, em que medida, as condições de realização das telenovelas, da faixa de horário mais rentável da maior produtora de teledramaturgia brasileira, conjugam, num tenso campo de controvérsias, os interesses dos empresários do conglomerado de comunicação, com os interesses dos anunciantes, dos profissionais envolvidos (diretores, roteiristas, figurinistas, atores e tantos outros) e dos milhões de telespectadores que tanto querem se comover com o familiar quanto serem surpreendidos. Quando digo interesses quero aqui tratar desta dimensão poética – dos modos por meio dos quais os responsáveis pela ficção seriada mais importante da emissora confeccionaram as estratégias de composição de efeitos emocionais e de sentido popularmente reconhecidos com outras que procuram fazer delas algo especial, diferente. A dimensão estética a ser escolhida leva em consideração os estilos ou escolhas dos criadores envolvidos, aqui pensados enquanto profissionais que se dedicam ao difícil manejo dos artefatos narrativos, cênicos, visuais e sonoros que contam estórias seriadas no formato telenovelas. É supor, assim, que tanto o representante da emissora quanto os telespectadores estão imersos numa lógica de produção e consumo historicamente tecida que foi gerando uma tensão criativa entre as convenções estilísticas e as novidades possíveis, que às vezes podem sustentar o risco e a inovação, como a recente “Avenida Brasil”. Em suma, o esforço empreendido em nossas pesquisas busca, incessantemente, reconhecer as lógicas que tornam possíveis, nos conglomerados das empresas de comunicação, a promoção de circunstâncias de trabalho capazes de criar produtos convencionais, renovadores e inovadores. A Rede Globo tem conseguido com suas telenovelas orquestrar esta tensão entre a convenção e a novidade em todas as faixas de horário, prezando pela qualidade reconhecida pelo público e pela crítica.

 

 

(MP) Comparando os canais de televisão aberta no Brasil, que produzem ou compram telenovelas, você vê alguma possibilidade da hegemonia da Rede Globo ser afetada por outro canal, seja a médio ou longo prazo?

 

(MC) Os estudos sobre a história das Redes de Televisão comerciais no Brasil mostram como a hegemonia da Rede Globo na produção própria de teledramaturgia foi sendo paulatinamente construída e consolidada desde os anos setenta. Por razões as mais diferentes, as Redes que poderiam hoje fazer frente ao poderio da TV Globo não se recuperaram das crises sucessivas que viveram. Saiu do páreo a promissora Excelsior, depois a Tupi, a Manchete e a Bandeirantes. Temos atualmente a Rede Record e o SBT que conseguem manter um parque de produção original com bons resultados ocasionais de crítica e de audiência, segundo as estimativas previstas para cada um delas. Todavia, os resultados de audiência conquistados pelas telenovelas, mesmo os mais baixos, são muito superiores aos da concorrência. Além da audiência, a qualidade também é superior. Uma das razões para este resultado está na maneira como os gestores e produtores da emissora foram orquestrando estas condições de trabalho, desde a agilidade nos laços de confluência com os anunciantes e nas ações de enfrentamento das crises, até a formação de um parque industrial que agencia os melhores profissionais, técnicos e equipamentos disponíveis. A Desejo muito que as outras empresas possam com o passar dos anos chegarem bem perto do patamar da Rede Globo. Este cenário idealizado só aumentaria a capacidade nacional nesta área e abriria novos celeiros criativos. Os dados atuais mostram, infelizmente, como este desejo é difícil de ser realizado, seja a médio ou a longo prazo.

 

(MP) Considerando que as telenovelas acabam sendo a única forma de dramaturgia a que têm acesso os grupos sociais brasileiros mais vulneráveis economicamente; considerando que esses grupos constituem a população de estudantes das escolas públicas de nosso país, você considera importante que essa discussão faça parte da formação de professores nos cursos de licenciatura, em especial, na área das Humanidades? Se a resposta é sim, que aspectos deveriam conformar essa discussão?

 

(MC) Penso que sim. Tratar de telenovelas é, antes de tudo, conhecer os sistemas de criação, produção, difusão e consumo das obras culturais massivas que fazem parte da vida de todos nós. Gosto da ideia do sociólogo inglês Anthony Giddens que mostra como os produtos culturais massivos são um poderoso recurso reflexivo que colabora na construção de nossa intimidade. Ampliar o conhecimento sobre eles é, por exemplo, ajudar aos professores, aos pais e aos discentes a colocarem em questão a visão social comum que o que é massivo pode, por princípio, nos fazer mal. Gosto da perspectiva de algumas áreas da educação e da comunicação que se dispõem a fazer dos produtos culturais consumidos pelos discentes objeto de conhecimento e objeto de produção artística quando oferecem a eles ferramentas que os ajudem a interpretar e a reinventar as narrativas e os recursos empregados, como o uso do som, do vídeo, do roteiro, da encenação etc. O setor de entretenimento é uma ótima porta para compreendermos melhor os fóruns de discussão que ocorrem nas esferas publica e privada, permitindo identificar e avaliar os pontos de vista que fazem parte das controvérsias. No caso das telenovelas, um caminho frutífero para pensarmos os lugares do feminino e do masculino, as redes familiares e afetivas, a comunidade nacional, regional e local, os desejos sexuais, o erotismo, os ideais de amor e felicidade. Em suma, aposto que teremos muito a ganhar com estas iniciativas.

 

 

ACERVO

 

Escherichia coli

Grupo diverso de bactéria bacilar Gram-negativa, anaeróbica facultativa, que não produz esporos. Possui forma de bacilo e pertence à família das Enterobacteriaceae. Foi descoberta pelo alemão-austríaco Theodor Escherich em 1885. Seu habitat natural é o intestino dos seres humanos e de algumas espécies de animais. A Escherichia coli quando está presente no intestino humano não causa dando algum, porém causa doenças como gastroenterite, infecção urinária, apendicite caso uma pessoa consuma água ou alimentos contaminados por essa bactéria. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Fatores de risco das diarréias em crianças em Salvador-Ba

Ferrer, Suzana Ramos

 

 

Hygienic-sanitary quality of vegetables and evaluation of treatments for the elimination of indigenous E. coli and E. coli O157:H7 from the surface of leaves of lettuce (Lactuca sativa L.)

Santos, Ytana oliveira

Almeida, Rogeria Comastri de Castro

Guimarães, Alaise Gil

Almeida, Paulo Fernando de

 

Padrão clonal e perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos de cepas de Escherichia coli isoladas de alimentos e de espécimes clínicas

Melo, Daniela Benevides

 

Prevalência e perfil de susceptibilidade aos antibióticos de patógenos em uroculturas de crianças

Bastos, Mauricio de Miranda

 

Qualidade sanitária de hortaliças cultivadas em um distrito sanitário de Salvador-BA e eficiência de soluções antimicrobianas sobre linhagens de escherichia coli

Santos, Ytana Tadeu Oliveira

 

 

Dialetologia

Estudo da geografia linguística e dos fenômenos de diferenciação dialetal que produzem mudanças em uma língua relativamente homogênea até se constituírem diversos dialetos, ou mesmo novos idiomas. Como trata de tópicos como a divergência entre dois dialetos locais a partir de um ancestral comum e sua variação sincrônica, tal estudo é feito a partir do levantamento de traços regionais de uma língua e de sua interpretação, descrevendo comparativamente os diferentes dialetos nela existentes e estabelecendo suas fronteiras geográficas. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

A Dialectologia no Brasil: Perspectivas

CARDOSO, Suzana Alice Marcelino

 

A linguagem da pesca em comunidades baianas: um estudo dialetal em Siribinha e Bom Jesus dos Passos

Pereira, Thais Dultra

 

Você ou tu? Nordeste versus Sul: o tratamento do interlocutor no português do Brasil a partir de dados do Projeto ALiB

Deus, Viviane Gomes de

 

Dos sons às palavras: nas trilhas da língua portuguesa

Ribeiro, Silvana Soares Costa

Costa, Sônia Bastos Borba

Cardoso, Suzana Alice Marcelino

 

Antropologia e linguística nos estudos afro-brasileiros

Castro, Yéda Pessoa de

 

 

Bolsa de valores

É o mercado organizado no qual se negociam ações de sociedades de capital aberto (públicas ou privadas) e outros valores mobiliários. Pode ser organizada na forma de duas sociedades: a civil, sem fins lucrativos, que mantém o local ou o sistema de negociação eletrônico adequado à realização de transações de compra e venda de títulos e valores mobiliários; ou anônimas, mais usual hoje em dia, que atuam visando lucro através de seus serviços. A bolsa deve preservar elevados padrões éticos de negociação, divulgando, com rapidez, amplitude e detalhes, as operações realizadas. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

As transformações recentes na economia brasileira e seus impactos na BOVESPA

Coelho, Gerard André

 

A importância da ação preferencial da TELEMAR na determinação do índice futuro BOVESPA

Santos, Ricardo Francisco Cancio

 

O boato na Bolsa de Valores: Um estudo sobre as ações com maior volume financeiro entre 2007 e 2011

Cruz, Fábio Marques da

 

O mercado de capitais após a Globalização. Análise das transformações ocorridas no período de 1991 a 1996

Oliveira Filho, Ederval Pereira de

 

Descontinuidade empresarial nas macroempresas brasileiras: uma análise do período de 1990-2008

Silva, Danglar Barreto Coura da