N. 232 | 28 de julho de 2017

Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).

 

Processo criativo

Processo onde há a preparação e captação de elementos, base essencial para a obtenção de um objetivo a ser cumprido, a criação de novas ideias e conceitos e soluções através do pensamento original, pensamento divergente ou imaginação construtiva e a execução dessas ideias, seguido da concretização. O processo é geralmente realizado através de brainstorming ou tempestade de ideias, onde são colocadas várias ideias relacionadas ao objetivo, que pode ser realizado em grupo, para obter-se o maior número possível de ideias e a seleção das melhores para a execução. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Processos criativos em grupos teatrais

Reinaldo, Maria Rejane

 

Metodologias projetuais de design e de design de interiores: conexões no processo criativo

Santos, Victor Hugo

 

Kossi D'oya na festa de Santa Bárbara:o corpo num processo criativo da poética em dança

Rodrigues, Rita de Cássia Nascimento

 

Filosofazendo dança com Pina Bausch: bricolagem entre experiência, imagens e conceitos em processos criativos e pedagógicos

Berté, Odailso

 

Processos de Criação em Improvisação: Experiências artístico-pedagógico na Escola Zajana Danza

Busaid, Ana Milena Navarro

 

Ovário

É o órgão onde são produzidos os gametas femininos, as células reprodutivas ou óvulos, tanto nos animais como nas plantas. Ele se encontra somente em fêmeas e isso inclui a espécie humana. Normalmente a mulher possui dois ovários, de forma oval e aplanada, semelhante à de uma amêndoa, um de cada lado do útero, e estes, são ligados pelas trompas de Falópio. Cada ovário apresenta duas partes: uma interna e outra externa, ficando situados na cavidade pélvica. Os óvulos são liberados mensalmente em cada ciclo menstrual ao longo da idade fértil da mulher, durante um processo conhecido como ovulação com a finalidade de ser fecundado por um espermatozoide dando lugar a formação de um novo ser. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Ovariotomia e as moléstias para allivio ou cura das quaes esta operação é mais particularmente adaptada.

Paterson, Alexande

 

Síndrome dos ovários policísticos: uma abordagem epidemiológica

Fernandes, Ligia Gabrielli

 

Contribuição ao estudo da inversão uterina

Ribeiro, Galdino da Silveira Magalhães

 

Complicações pós-operatorias de ovariohisterectomia seletivas: relatos de casos

Silveira, Lucas Fontoura

 

Avaliação do efeito da serotonina (5-HT) e da monoablação do pedúnculo ocular na indução da maturação ovariana de Penaeus penicillatus (ALCOCK, 1905)

Oliveira, P. S. P

Corrêa, A. M. A

 

Dança do ventre

Originalmente o nome da Dança do Ventre é Racks el Sharqi (Dança do Leste ou oriental). A Belly Dance (em inglês) é uma famosa dança praticada originalmente em diversas regiões do Oriente Médio e da Ásia Meridional, não se sabe ao certo o surgimento exato em termos de localização histórica e geográfica. Uma das teorias mais famosas é que seus movimentos de quadril aliados a música e sinuosidade semelhante a uma serpente tinham como objetivo preparar a mulher através de ritos religiosos dedicados a deusas e para se tornarem mães, reverenciando a fertilidade, celebrando a vida. Com a invasão dos árabes, a dança teria se propagado por todo o mundo. A Dança do Ventre hoje é cultural, artística e profissional. Ela faz parte da tradição, do patrimônio cultural de muitos países, principalmente árabes, nos quais a dança é transmitida de uma geração a outra. Assim como o samba e o tango, por exemplo, essa dança compõem o patrimônio cultural do país.No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:

 

Escritas do corpo: palavras ações

Didonet, Candice

 

A experiência como discurso do corpo: a dança tecendo caminhos

SCHWAB, ISABELA

 

DANÇA E IDENTIDADES: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DE AFIRMAÇÕES IDENTITÁRIAS NA DANÇA EM ARACAJU

NATURESA, CAROLINA

 

Danças contemporâneas: articulando concepções e práticas de ensino
Murta, Flor

 

Apontamentos para uma história evolutiva do movimento: uma colaboração com as questões contemporâneas da dança

Oliveira, Adriana