N. 174 | 15 de Março de 2016
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite: www.ndc.ufba.br.
Fotojornalismo
Ramo do Jornalismo em que a fotografia é primordial na transmissão de informações e notícias. A linguagem fotográfica preenche-se como substituta ou completiva da linguagem verbal. Reúne elementos imprescindíveis para sua comunicação, como o enquadramento, a fotocomposição, distância focal, exposição, película etc. Pode subdividir-se em quatro gêneros: social, que se empenha veiculação fotográfica de fatos políticos e econômicos e acontecimentos urbanos e nacionais; desportiva, voltada para lances individuais; cultural, que tem como função chamar atenção para a notícia antes de ela ser lida; e policial, associada a combate, apreensão e ou repressão policial, crimes, mortes. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Fotojornalismo e discurso: o fotojornalismo no posicionamento discursivo de "A Tarde".
Recuperação da informação fotográfica: o arquivo do jornal A Tarde
Brasil, André
Morettin, Eduardo
Lissovsky, Mauricio
Neurologia
Especialidade médica que diagnostica e trata as doenças que afetam o sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da junção neuromuscular (nervo e músculos). Para ser neurologista no Brasil, é preciso, após se graduar em Medicina, cumprir integralmente o programa de residência médica reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou realizar estágio em instituição reconhecida, com duração de três anos, e, posteriormente, prestar prova no concurso promovido pela Academia Brasileira de Neurologia. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre o tema, entre os quais:
Revisão dos principais preditores de prognóstico no trauma craniencefálico grave
Gabapentina no tratamento da dor decorrente de cistos perineurais sacrais. Relato de caso
Associação entre a atopia e as manifestações neurológicas causadas pelo HTLV-1
Machismo
Crença socialmente construída de que homens são superiores às mulheres. O machista é o indivíduo que exerce o machismo e, devido à profunda raiz machista na sociedade, este pode ser tanto homem quanto mulher. O ideal machista divide profissões, comportamentos, expressões e emoções entre “feminino” e “masculino”. Seguindo esta lógica, a mulher deve seguir o que é esperado de um comportamento “feminino”, assim como o homem deve seguir o que é esperado de um comportamento “masculino”. O machismo também é base de muitas violências que acontecem contra a mulher. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre o tema, entre os quais:
A violência contra a mulher numa perspectiva histórica e cultural
Coelho, Maria Thereza Ávila Dantas
Silva, Débora Maria Borges Cohim
Conceição do Coité em “quadrado”: retratos da violência contra as mulheres (1980-1998)