N. 185 | 21 de Junho de 2016
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite:www.ndc.ufba.br.
AMOR
Pode ser interpretado de diversas maneiras: como um sentimento ou uma emoção, como um sinal de compaixão por outro ser, como reflexo ou razão por uma simpatia, zelo ou misericórdia, às vezes é associado à atração física ou desejo sexual, assim como é aplicado ao âmbito familiar, quando se tratando do amor entre parentes de diversos graus. O amor entre duas pessoas envolvidas em um relacionamento é celebrado, no Brasil, no dia 12 de junho, conhecido como Dia dos Namorados. No entanto, este é um conceito muito mais amplo, pouco palpável, subjetivo e de difícil definição devido às suas múltiplas interpretações e assimilações. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Amor e liberdade em Heidegger
Ferreira, Acylene Maria Cabral
Amantes sem estrela: visões do amor em textos de Nelson Rodrigues
Borde, Andréa Beraldo
Há amor em sexo?
Laranjeira, Antonio Eduardo Soares
Peças de amor e ódio
Checcucci, Deolindo
Amor e submissão: formas de resistência da literatura de autoria feminina?
Alves, Ivia
Geomorfologia
Ramo da geografia e da geologia física referente às formas da superfície terrestre e investiga sua origem e evolução. Essa ciência estuda todos os fenômenos que ocorrem e que interferem diretamente (agentes internos e externos) na formação do relevo,
analisando a interação entre a atmosfera, biosfera e a hidrosfera. A geomorfologia possibilita o conhecimento das formas de paisagens e da declividade e espessura do solo, contribuindo para a regularidade da construção de obras públicas e prevenindo impactos ambientais. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Andrade, Ana Cláudia da Silva; Dominguez, José Maria Landim
Ucha, J. M.; Vilas Boas, Geraldo da Silva;Hadlich, G. M.
EVOLUÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO CURSO SUPERIOR DO VAZA-BARRIS
Lage, Creuza Santos
Apicuns: aspectos gerais, evolução recente e mudanças climáticas globais
INSELBERGE - ILHAS TERRESTRES
Lima, Geraldo Marcelo Pereira; Farias, Félix Ferreira de; Barbosa, Johildo Salomão Figueirêdo; Corrêa-Gomes, Luiz César
Ancoragem
A ancoragem consiste em um processo que visa à associação inconsciente e automática entre reações internas e externas da pessoa, sendo considerada uma ferramenta útil para o desenvolvimento cognitivo. Ademais, pode ser entendida também como um conjunto de materiais que tem por fim estabelecer meios de segurança para o desenvolvimento de atividades, além de ser empregada na ortodontia como um meio de resistência aos movimentos bucais. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Mapeamento tomográfico do processo alveolar para instalação de mini parafusos ortodônticos
Ancoragem esquelética em Ortodontia com miniimplantes
Nascimento, Mauro Henrique Andrade
Aprendizagem formal, controladoria e vieses cognitivos: um estudo experimental
Carvalho Junior, César Valentim de Oliveira
Intrusão dentária utilizando mini-implantes
Nascimento, Mauro Henrique Andrade