N. 186 | 28 de Junho de 2016
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA). Para mais informações e para acessar todas as edições do Alerta, visite:www.ndc.ufba.br.
Cetáceos
Ordem de mamíferos aquáticos, que inclui as baleias, botos e golfinhos. Sua anatomia é caracterizada pelo corpo hidrodinâmico, geralmente sem pelos, com membros anteriores modificados em nadadeiras ou barbatanas, endotermia e orifícios respiratórios situados no topo da cabeça. Alimentam-se de peixes e organismos planctónicos e reproduzem-se tardiamente, porém possuem alta taxa de longevidade (principalmente as baleias). A maioria das espécies de grandes cetáceos está em perigo de extinção, como as baleias, devido à pesca ao longo dos séculos, e os golfinhos de rio e botos, por causa de alterações nos rios em que vivem. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Aspectos da Filopatria das baleias-jubarte (Megaptera novaeanglia) na costa do Brasil
Faria, Deborah; Baracho Neto, Clarêncio G.
Um exame histórico-filosófico da biologia evolutiva do desenvolvimento Almeida, Ana Maria Rocha de; Charbel, Niño El-Hani
Coelho Neto, Ernani; Brito, Alex Silva de
|
Gramíneas
As gramíneas podem ser encontradas em grandes extensões de terra, como gramados e amplos pastos. Apesar de não apresentarem variedades na aparência, elas englobam uma significativa diversidade: entre 8 mil e 10 mil espécies, e alturas que vão do tipo rasteiro de 2 centímetros até 40 metros, como no caso de certos bambus. Essas plantas ainda que danificadas ou pisoteadas, conseguem se recuperar rapidamente, o que lhes dá uma vantagem sobre as outras no consumo de luz. Além disso, as gramíneas podem ser identificadas em muitos itens da alimentação básica: estão nos cerais e suas sementes, os grãos – como aveia, arroz, milho, cevada, centeio e trigo. Estão também presentes, indiretamente, em outros alimentos como o açúcar produzido a partir de uma gramínea, a cana-de-açúcar, e os lacticínios, uma vez que animais produtores de leite se alimentam essencialmente de grama. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Chumbo e cádmio detectados em alimentos vegetais e gramíneas no município de Santo Amaro-Bahia
Desempenho de bovinos em capim-tanzânia adubado com nitrogênio ou consorciado com Estilosantes
Silva, Deir Nazareth Andrade Costa da
Freire, Maria Betania Galvão dos Santos
Inácio, Euzelina dos Santos Borges
Química Orgânica
Parte da química que estuda os compostos químicos formados por moléculas de carbono. No entanto, deve-se ressaltar que nem todos os compostos que possuem carbono são orgânicos, mas todos os compostos orgânicos contêm carbono e hidrogênio. Comparado aos compostos inorgânicos, os orgânicos são encontrados em maior número, além de ser um muito utilizado na indústria química, têxtil e do petróleo. Pode ser encontrado em meio natural como o petróleo, gás natural, carvão mineral ou em meio sintético como os plásticos, corantes e medicamentos. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
A linguagem química e o ensino da química orgânica
Craqueamento térmico de alcanos: uma aula prática de química orgânica para a graduação
Biodiesel de soja - reação de transesterificação para aulas práticas de química orgânica
Santos, Nádia Alessandra Carmo dos
Esquema para interpretação de espectros de substâncias orgânicas na região do infravermelho
Ressonância não-sincronizada em íons não-clássicos
Silva, José Luis de Paula Barros
Síntese e estudo estrutural de azo-enaminonas (PONTO FINAL NO TÍTULO)