N. 198 | 4 de Outubro de 2016
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
Anedonia
É a incapacidade de sentir qualquer tipo de prazer em quaisquer atividades, a todo o tempo. Esta condição se apresenta, muitas vezes, em pessoas que sofrem de depressão, assim como em quadros de neurastenia, alguns tipos de esquizofrenias e de transtorno de personalidade esquizóide. Bioquimicamente, a anedonia está associada a baixos níveis de monoaminas, tais como a serotonina, dopamina, adrenalina e noradrenalina, no sistema nervoso. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre o tema, entre os quais:
Souza, Felipe Luciano dos Santos de
Mascarenhas, Marianne Carneiro
Tratamento do transtorno esquizoafetivo
Quarantini, Lucas de Castro; Sena, Eduardo Pondé de; Oliveira, Irismar Reis de
História em Quadrinhos
Mídia que se utiliza da combinação de imagens, textos e informações visuais, como balões e onomatopeias, para expressar ideias. Seu surgimento aconteceu nas primeiras décadas do século XIX, com as histórias serializadas de Rodolphe Töppfer. No Brasil, no fim do mesmo século, Angelo Agostini introduziu as charges com sátiras políticas e sociais nas publicações jornalísticas. Antes tidos como publicações sem seriedade e voltadas ao público infantil, os quadrinhos vêm ganhando espaço na mídia e no meio literário, já tendo uma de suas obras como vencedora do Prêmio Pulitzer − prestigiado prêmio literário − e considerada como a nona arte. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre o tema, entre os quais:
Nona bela arte – as histórias em quadrinhos como bela arte
Pontes, Gabriel Moreira Caldas Lopes
O herói na forma e no conteúdo: análise textual do mangá Dragon Ball e Dragon Ball Z.
Histórias em quadrinhos: barreiras para a representação documental
Souza, Edvaldo de
Toutain, Lídia Maria Batista Brandão
Um estudo das páginas da série Samurai X: O sistema das ações através da sintaxe visual dos mangás
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)
Forma de psicoterapia baseada no conhecimento empírico da psicologia científica e orientada no problema (sintoma) atual do paciente, a TCC possui a finalidade de melhorar a sistemática dos problemas relacionados aos transtornos mentais. Trabalha-se a criação de técnicas e estratégias para lidar com o sofrimento, em que os pacientes são encorajados a entenderem seus problemas e a identificarem novas formas de enfrenta-los. Estudos científicos demonstram a eficácia em longo prazo da terapia cognitiva para a depressão, transtornos de ansiedade, do pânico e bipolar, fobia social, TOC, esquizofrenia, anorexia nervosa, entre outros. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Terapia cognitivo-comportamental da depressão