N. 205 | 15 de Dezembro de 2016
Alerta é uma publicação do Núcleo de Disseminação do Conhecimento (NDC) e destina-se a divulgar a produção acadêmica da UFBA registrada no seu Repositório Institucional. O Núcleo foi criado e é mantido pelo Grupo Gestor do Repositório Institucional da Universidade Federal da Bahia (RI/UFBA).
ZOOTECNIA
Ramo das ciências agrárias que busca a produtividade e a rentabilidade através da criação de animais domésticos e domesticáveis e do desenvolvimento de produtos de origem animal para diversas finalidades, como carne, ovos, leite e seus derivados. Atuando em toda a cadeia produtiva animal, o zootecnista pode se envolver desde a nutrição, melhoramento genético, reprodução, sanidade até administração rural. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Bittencourt, Thereza Cristina Borio dos Santos Calmon de; Rocha, J. C. M. C.; Lôbo, Raysildo Barbosa; Bezerra, L. F.
Oliveira, Jobel Beserra de; Pires, Aureliano José Vieira; Carvalho, Gleidson Giordano Pinto de; Ribeiro, Leandro Sampaio Oliveira; Cruz, Jurandir Ferreira da; Silva, Fabiano Ferreira da
Principais métodos de avaliação da carcaça ovina: revisão de literatura
Pereira, Cássia Cristiane Oliveira
Chalhoub, M.; Gentile, L. B.; Prestes, N. C.; Lopes, M. D.; Lopes, R. S.
ASSÉDIO MORAL
É a exposição de alguém a situações vexatórias e constrangedoras, de maneira sucessiva e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções.
São mais comuns em relações de hierarquia autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e antiéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e organização. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
O assédio moral e a precarização das relações de trabalho
Faria, Maria da Graça Druck de; Aguiar, André Luiz Souza; Oliveira, Luiz Paulo de Jesus; Barreto, Margarida Maria Silveira; Braga Neto, Ruy Gomes; Jesus, Selma Cristina Silva de
Mota, Eduardo Luiz Andrade; Sales, Eliane Cardoso
Silva, Luiz de Pinho Pedreira da; Barros, Renato da Costa Lino de Goes
Fernandes, Sônia Regina Pereira; Martins, Valmir Farias
Assédio moral: a violência perversa no cotidiano
Lopes, Regina Lúcia Mendonça; Diniz, Normélia Maria Freire
TRANSTORNOS ALIMENTARES
Os transtornos alimentares se caracterizam pelas perturbações que ocorrem no comportamento alimentar, o que pode levar tanto ao emagrecimento extremo quanto à obesidade, sem contar em outros problemas físicos. Muitos estudiosos afirmam que os transtornos alimentares são diretamente ligados à cultura de certas sociedades, mas as causas são vastas: histórico de transtorno alimentar ou de humor na família, baixa autoestima, impulsividade, instabilidade afetiva, introversão, perfeccionismo, vontade de fazer dieta, disfunções no metabolismo, estresse etc. Os tipos mais conhecidos são a bulimia nervosa e a anorexia nervosa. O tratamento mais indicado é o multidisciplinar, com acompanhamento médico, nutricional e psicológico. No RI/UFBA você encontra diversos trabalhos acadêmicos sobre este tema, entre os quais:
Alves, Thaisy Cristina Honorato Santos
Mascarenhas, Maria Izabella Navarro
Carvalho, Camila Magalhães Seixas de
Padrões de beleza e transtornos do comportamento alimentar em mulheres negras de Salvador / Bahia